sábado, 10 de maio de 2008
Avatar

Iron Maiden - Powerslave

0 comentários

Gênero: Heavy Metal, NWOBHM
País: Inglaterra
Ano: 1984
Comentário:
Eis aqui um daqueles discos que marcaram época e que ninguém jamais esquecerá, pois se trata de um verdadeiro monumento da história do gênero musical ao qual pertence. Isso porque ele é um dos melhores (senão o melhor) discos da banda que pode ser considerada sem nenhum exagero como o maior grupo de heavy metal de todos os tempos. È claro que estamos falando do Iron Maiden, que influenciou pelo menos 9 entre 10 bandas do estilo que surgiram posteriormente. E mesmo que eles não tenham sido influência direta para a música de algumas bandas, é bem provável que os músicos destes grupos já curtiram o som da Donzela de Ferro em algum momento de suas vidas.

Powerslave é o quinto disco de estúdio do Iron Maiden e leva a fórmula já consagrada nos discos anteriores a patamares criativos ainda mais altos. Bruce Dickinson utiliza sua potente voz de forma extremamente competente como sempre, Steve Harris prova mais uma vez porque é um dos melhores baixistas de heavy metal em todos os tempos (ouça seus magistrais arranjos em Losfer Words (Big ’Orra) e Powerslave) e Nicko McBrain, ainda que não seja um baterista dotado de técnica muito acima da média, dá conta do recado com sobras em seu estilo mais calcado no hard rock do que propriamente no heavy metal. Já quanto à dupla de guitarristas Dave Murray e Adrian Smith, estes são provavelmente o maior diferencial do Maiden, pois seus riffs, arranjos, solos e duetos fazem com que a música da banda possua um tempero especialíssimo, destacando-a entre os inúmeros bons grupos da sua geração.

É bem provável que você esteja completamente familiarizado com o estilo que a banda tocava nessa época. Caso contrário, trata-se de uma evolução natural do hard rock dos anos 70 com influências de rock progressivo, acrescentando-se aí uma forma original e mais furiosa de tocar. Desta forma, o elevado peso das guitarras e baixo, um maior número de riffs e arranjos mais complexos consolidaram a banda como um expoente do heavy metal, estilo que estava em explosão na época e se afastava cada vez mais do rock puro e simples.

No disco em questão, além de riffs e arranjos mais refinados em relação aos trabalhos anteriores, também temos como novidade uma veia mais épica, combinada com letras que versam sobre lutas e batalhas, como Flash Of The Blade e The Duellists, além de Powerslave, baseada no derradeiro momento da vida dos faraós do antigo Egito. Contudo, a maior novidade é a canção Rime Of The Ancient Mariner, um épico com duração de 13 minutos baseado em um poema do renomado escritor inglês Samuel Taylor Coleridge (1798-1834). Esta música é sem dúvida um verdadeiro clássico da história do heavy metal, além de, claro, as duas músicas que abrem o disco, Aces High e 2 Minutes To Midnight.

Como já foi dito no início desse review, Powerslave é um disco que marcou época, fazendo com que todos que viveram esse tempo morram de saudade e se emocionem ao ouvir este petardo. Pena que há muito não surgem bandas que sejam tão revolucionárias e causem tanto furor como o Iron Maiden, e justamente por isso a banda é ainda hoje a mais reverenciada dentre todas pelos fãs de heavy metal, sejam eles adultos que curtiram a banda em seu auge ou abolescentes que tem menos de 1/3 da idade dos músicos da banda. Up the irons!

Senha: http://igneselevanium.blogspot.com

TrackList:
1. Aces High
2. 2 Minutes to Midnight
3. Losfer Words (Big 'Orra)
4. Flash of the Blade
5. The Duellists
6. Back in the Village
7. Powerslave
8. Rime of the Ancient Mariner


Download (Escolha o servidor de sua preferência):

RapidShare
MegaUpload
Uploaded.to
Badongo
MediaFire

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

Quem escreve e faz os uploads:

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.