
País: Brasil
Ano: 1993
Comentário: Esse é o primeiro de oito posts sobre o Gabriel Contino, aka Gabriel o Pensador(Gabriel the thinker, for English). Postarei sua discografia separadamente, tentando analisar/enrolar melhor seus discos. Dos oito que aqui postarei, 1 é um "acústico" creditado como MTV Acústico.
Bom, mais um rapper brasileiro falando mal da polícia, defendendo os pobres e falando o que todo mundo sabe sobre a política e todos os podres de um país capitalista?
Não é bem assim, um dos fatores de sucesso de Gabriel o Pensador é a acessibilidade. E não digo necessariamente em encontrar material, não, mas sim por adotar uma maneira menos obscura e amadora de fazer rap/hiphop. Muitas de suas músicas agradam desde um indigente até um berço-de-ouro. Outra característica é a forma como monta suas letras. Não é só falar mal, passar o dedo na lama e enfiar na cara dos "inimigos". Uma mistura genial do rap venenoso com aquela pitada natural poética e muito humor. Sem contar a ironia e o sarcasmo à transbordarem de cada faixa. Você ouve e automaticamente se sente mais inteligente, indignado, triste, alegre, e até mesmo um verdadeiro merda, ouvindo Gabriel jogando isso na sua cara. E não só na sua, ou na nossa, mas na dele também, ele se inclui e não foge da responsabilidade.
Ao ver os dois lado da moeda, abre-se um mundo mais justo, e mais oportuno para fazer arte. Nisso ele também se dá bem. E por aproveitar as coisas, saca aí os elementos que O Pensador mistura nos teus trabalhos.
Mas claro, num país racista - que diz que não é - o fator de ser branco e de classe-média, pai jornalista, provavelmente ajudou-no... essa é a verdade.
Apesar de ser o primeiro do Pensador, não é lá tão diferente do que ele passou a fazer nos posteriores. Digamos que ele já começou a carreira sabendo do que queria.
Enfim, destaco as faixas "Abalando", que é uma resposta à censura feita sobre uma de suas músicas, "To Feliz (Matei O Presidente)", a tal censurada, "Lavagem Cerebral", sobre o racismo, "Retrato de Um Playboy (Juventude Perdida)", uma das mais conhecidas e "O Resto Do Mundo". As músicas em vermelho na tracklist te levam para os videoclipes.
E se não gosta do estilo (reforçando que, O Pensador faz um som muito bem produzido), dê ao menos uma chance para a poesia lírica.
Site | MySpace | Blog
Tracklist:
- "Abalando"
- "Tô Feliz (Matei o Presidente)"
- "LôraBúrra"
- "Indecência Militar"
- "Lavagem Cerebral"
- "...E Você?"
- "Retrato de um Playboy (Juventude Perdida)"
- "175 Nada Especial"
- "Esperanduquê"
- "O Resto do Mundo"
Clipe da música 175 Nada Especial com participação de especial de Ronaldo, Toni Garrido, MV Bill, Neguinho da Beija Flor, Zé Ramalho, Martinho da Vila, Tito e Tico Santa Cruz.