País: Brasil (Rio de Janeiro)
Ano: 2010
Selo: Sinewave
Comentário:
Influenciado por bandas como SPK, Einsturzende Neubauten, Cranioclast, Swans, Sunn O))) e Nadja, o projeto Sobre A Máquina chama atenção e traz orgulho e simpatia aos apreciadores brasileiros (e estrangeiros) deste tipo de música tão pouco visto dentro de nossas fronteiras. Uma variante de experimentalismo sobre as bases mórbidas e desconcertantes do drone e do clima frio do tão orgasmicêntrico post-rock. Uma ebulição resultante de boas e más influências; de diários mentais entendiantes e tediantes; de experiências diversas e de uma canseira quase mortal da vida como ela se encontra hoje; da beleza da simplicidade e talvez da complexidade do falso-belo; da esperança escondida em rostos fechados.
Algo que podemos simplesmente capitar em nosso dia-a-dia; eles capitaram e transformaram em música.
Mas este é meu diálogo; será mesmo que foi a mensagem e as bases usadas por Cadu, Emygdio e Ricardo? Será que o trio carioca, tachado de experimental/post-industrial/dark ambient, concorda com tal descrição? E o que o compositor Cadu T. teria a dizer?
Na verdade ele já disse, em entrevista ao Fernando Augusto Lopes, do blog Floga-se (veja aqui).
Aparentemente foi sim a idéia deles, mas é fácil pensar isso ao tentar decompor seu disco. E não é pra menos um título destes. As músicas parecem realmente serem feitas para 'desmontar' (ou montar), e não é apenas (ressalto: 'apenas') um oportunista jogo de idéias meu sobre o título do álbum (como podemos notar, no encarte ainda existe uma insinuação com o nome Decompor, e claro, com a imagem do 'cão-mecânico'. Mundo cão; mundo mecânico). Após baixar, veja se encontra os elementos casuais de que mencionam. Fique inquieto e ao mesmo tempo conformado e confortado. Sinta a repetição que se mistura com ruídos dos quais se desprendem de suas próprias fontes e passam a perambular ligeiramente pelo ar. Nas belas melodias numa incansável briga com outras sonoridades irritantes. Nisso posso concordar com a resenha feita no Ponto Alternativo, onde também o disco entrara na lista de André Forte dos seus melhores álbuns de 2010.
O álbum foi lançado pelo selo Sinewave — netlabel responsável por apresentar bandas como Black Sea, Amnese, This Lonely Crowd (postada aqui), e outros de semelhante estilo e qualidade — e disponibilizado de graça para ser baixado e distribuído aos quatro cantos da Terra. Mas a parte legal é o reconhecimento do Cadu & Banda para conosco do Ignes Elevanium. Então, boa sorte na caminhada, estaremos aqui para resenhar o próximo álbum.
E assim finalizo este post dizendo que Sobre A Máquina nos ensina que se locomover de ônibus pode ser uma boa fonte de inspiração e de trama de idéias; desde que esteja na janela (a parte chata é a superlotação e um 'calor de 40 graus, às 8 da manhã').
Tracklist:
01. Expediente Contínuo
02. Rotina
03. Fôlego
04. Conflito
Ouça:
Download:


kkkkkkkkk
vivo a rotina de andar em ônibus superlotados.
realmente aflora a mente.
gostei da faixa amostra.
vou baixar!
Muito bom, para provar que Pós-Industrial não é só Curtitiba - São Paulo
Orgásmico.