Benn Jordan é um interessante músico que atua em diversos estilos. Ele é interessante porque usa uma série de pseudônimos para assinar seus discos (o nome mais conhecido é The Flashbulb), porque sofre de transtorno bipolar, e porque, sendo canhoto, toca sua guitarra de destro de cabeça para baixo. Os diversos estilos em que atua são quase sempre ligados à música eletrônica, variando entre Breakcore, Ambient, Drum n' Bass, e vários outros estilos que, devo confessar, não conheço. Aliás, não conheço muito dos demais trabalhos de Benn, mas parecem muito dignos!
Pale Blue Dot é pura música ambiente. Não é o tipo de música que você para e fica escutando. É música boa para deixar de "background", para ouvir enquanto trabalha, enquanto caminha ou enquanto faz outra coisa... Dividir a concentração entre a atividade e o som: e daí sim, o efeito será o melhor.
Com diz o subtítulo, o trabalho é um tributo a Carl Sagan, famoso cientista, defensor da popularização da ciência e de certas idéias que eu adoro debater. "Pale Blue Dot" é o título de um livro de Sagan e, originalmente, título de uma fotografia da Terra tirada a mais de 6 bilhões de quilômetros de distância. O "feeling" da foto é a vastidão do universo em contraste com a pequenez de nosso planeta, de nossa vida. O livro de Sagan aborda este mesmo tema, assim como o álbum de Benn Jordan.
O álbum é uma verdadeira viagem intergaláctica. Jordan usa sons de forma genial, cria uma atmosfera inacreditavelmente extraterrestre, insere melodias vagueantes. Serviria bem como soundtrack para um filme de ficção científica, mas não é apenas isso. A sensação é de desejar o céu, sair da Terra, flutuar no vácuo, passear pelas galáxias, admirar as estrelas, olhar para trás e ver a Terra, um pálido mísero ponto azul num infinito de universo desconhecido. E ainda há espaço para a solidão, para o sufoco.
Os títulos das canções entregam o roteiro da viagem. E cada canção transmite perfeitamente a sensação que o título propõe. Bom músico, não?
Outro detalhe interessante: o próprio Benn Jordan upou este e outros de seus trabalhos em redes de Torrent e P2P. Junto com o álbum vem um arquivo em html, com uma mensagem de Benn para quem baixou. Na mensagem, Benn critica a "indústria musical" e defende a doação como melhor forma de contribuir para o artista. O arquivo, cuja leitura eu recomendo para os amantes da música livre, está incluso no .rar que estou disponibilizando.
>> Layout novo, ainda com incompatibilidades. Blog melhor visualizado em resolução de 1280 x 1024, mas pretendemos tornar este funcional em TODAS as resoluções.
>> Encontrou algum post off? Avise no chat e logo reupamos.
>>Se sentiu ofendido ou discorda do uso de qualquer material de sua propriedade neste blog? Nos avise pelo email pignes@pignes.com e então providenciaremos a deleção do conteúdo imediatamente.
If you felt offended or disagree with the use of any material of your property on this blog, let us know through pignes@pignes.com and we will provide the deletion of the content immediately.
Nossa, preciso parar para ouvir isto, ataca meus sentidos de forma voluptuosa!
Grande post
Muito bom *...* e viciante ficar ouvindo + lendo hahaha!