Gênero: Black Metal, Progressive Metal, Avant-garde Metal País: Polônia Ano: 2001
Comentário: Atendendo - muito tempo depois - a um pedido feito por um leitor aqui do blog, venho trazer o último álbum lançado pela banda polonesa Lux Occulta.
Eu não conhecia a banda antes do pedido feito, mas me agradou muito conhecê-la. Eu adoro misturas de estilos, e este álbum é uma verdadeira salada mista! Mas da mesma forma que essa mistureba me agradou, ela pode desagradar muita gente. Portanto, se você quer um trabalho coeso, puro, direto... passe longe de "The Mother and The Enemy".
Pois bem, o estilo mais presente no álbum é o Black Metal, com aqueles guturais "sussurrados" e aquele clima sombrio. Mas não é só Black Metal. Na faixa Architecture, levamos um susto ao curtir alguns segundos de Jazz bem no meio de um Black Metal que brinca de Death e Industrial.
Mas o maior susto é na quinta faixa, Yet Another Armageddon. Depois do metal barulhento e rápido da canção anterior, nos deparamos com... uma espécie de Chillout ou Trip-hop, um tanto jazzístico, com vocal feminino.
As viagens não acabam por aí. Os efeitos eletrônicos, presentes desde o começo do álbum, chegam ao seu auge na canção Gambit, um fortíssimo Industrial.
Nas faixas voltadas para o Black Metal, a banda não mantém uma mesma linha de som por mais de 40 segundos. A todo momento há mudanças bruscas na instrumentação, paradas repentinas, mudanças de tempo. Por outro lado, canções como Gambit e Midnight Crisis possuem base bem sólida e repetitiva.
O álbum tem instrumentação bem técnica. Gostei especialmente do desempenho da bateria, bastante incomum e bem trabalhada. Sem desmerecer os poderosos riffs das cordas, tocadas por membros de uma conceituada banda de Technical Death Metal chamada Decapitated. Atualmente, a banda está em hiato, mas não descarta a possibilidade de um novo lançamento.
Agradeço ao leitor que fez o pedido que me possibilitou conhecer este ótimo álbum. Quase nunca atendemos a pedidos, mas muitas vezes eles são meios para grandes descobertas!
>> Layout novo, ainda com incompatibilidades. Blog melhor visualizado em resolução de 1280 x 1024, mas pretendemos tornar este funcional em TODAS as resoluções.
>> Encontrou algum post off? Avise no chat e logo reupamos.
>>Se sentiu ofendido ou discorda do uso de qualquer material de sua propriedade neste blog? Nos avise pelo email pignes@pignes.com e então providenciaremos a deleção do conteúdo imediatamente.
If you felt offended or disagree with the use of any material of your property on this blog, let us know through pignes@pignes.com and we will provide the deletion of the content immediately.