País: Brasil
Ano: 2011
Comentário: A miscigenação brasileira é algo admirado no mundo todo. A mistura de raças, cores e ideologias que aqui convivem harmoniosamente é motivo de orgulho para os que aqui nasceram. Óbvio que, para alguns extremistas, esse mix gera revolta. Ignorâncias à parte, entretanto, tal peculiaridade nos traz alguns ótimos frutos.
Alguns deles, certamente, estão presentes na música, e Nó na Orelha é uma prova disso. O primeiro disco de Kleber Cavalcante Gomes, ainda sob o pseudônimo de Criolo Doido, intitulado Ainda Há Tempo, lançado em 2006, era marcado por rimas soturnas e críticas ferrenhas, usando-se apenas do Hip Hop como mensageiro de sua gente. O presente álbum, no entanto, é sim, em sua essência, um disco de rap, mas vai além disso: Criolo se vale do samba, da MPB e até mesmo do brega para retratar as mazelas e alegrias que preenchem a vida dos moradores do Grajaú, em São Paulo, onde nasceu e cresceu.
É um retrato fiel, da lavra de um artista tão talentoso quanto versátil, de uma realidade que muitos de nós jamais terão a mínima ideia de como é.
As críticas são pesadas, mas sempre marcadas por aquele toque de ironia e lirismo que fazem suas letras carregarem um certo ar de tapa-de-luva-de-pelica. Pra resumir, como ele próprio diz: Criolo Doido não é garapa, a ideia é rápida mas soma!
[ Site Oficial / MySpace ]
Tracklist:
- Bogotá - 4:40
- Subirusdoistiozin - 3:34
- Não Existe Amor em SP - 4:41
- Mariô - 3:37
- Freguês da Meia Noite - 4:10
- Grajauex - 2:36
- Samba Sambei - 3:43
- Sucrilhos - 4:00
- Lion Man - 3:26
- Linha de Frente - 4:30
Se preferir, baixe do LINK OFICIAL
Criolo ta fazendo valer o hype em cima dele, demais. Puta trabalho lindo