Gênero: Real Emo/Alt Rock
País: Estados Unidos
Ano: 1994
Comentário: Sunny Day Real Estate fora uma das grandes bandas do chamado “Real Emo” gênero que teve seu auge nos anos 90. Se você não sabe o que realmente é esse rótulo, não torça o nariz de cara e associe ao tão mal falado e mitificado emo que explodiu em meados dos anos 2000 com aquelas bandas meia-boca que tocavam pop-punk/hardcore melódico de quinta. A começar pela sonoridade, tais bandas dos anos 90 tocavam o que eu diria ser uma mistura de rock alternativo/indie rock com influências claras de post-hardcore, e o toque da melancolia advinda do que era o tão grande grunge na primeira metade da década de 90, ainda mais em Seattle, cidade onde o grupo nasceu.
Sunny Day figura entre uma das maiores do estilo, ao lado de outras ótimas bandas como Cap’n'Jazz, Embrace e Mineral. Fizeram um certo sucesso à época e foram uma das grandes apostas da Subpop (a gravadora responsável por revelar o Nirvana e mais uma montanha de bandas de grunge e rock alternativo durante o final dos anos 80 e início dos anos 90), porém, o sucesso alcançado por eles injustamente nunca chegou a ser realmente grande e acabaram se tornando datados. Em 2000 a banda acabou, mas recentemente, em 2009, ela se reuniu relançando o Diary, após 15 anos e saindo em tour comemorativa.
Por curiosidade, ao menos um dos membros conseguiu chegar longe na música, ele no caso é nada mais nada menos do que Nate Mendell, também conhecido por ser baixista da maior banda de rock da atualidade, o Foo Fighters. Enfim, é um álbum obrigatório pra qualquer pessoa que goste de rock alternativo, post-hardcore, e rock dos anos 90 no geral. Um grande medalhão da época.
Tracklist
1."Seven" 4:45
2."In Circles" 4:58
3."Song About an Angel" 6:14
4."Round" 4:10
5."47" 4:34
6."The Blankets Were the Stairs" 5:27
7."Pheurton Skeurto" 2:33
8."Shadows" 4:46
9."48" 4:46
10."Grendel" 4:53
11."Sometimes" 5:43
Realmente, um belo de um clássico. Belo remember, parabéns
Essa época era boa... só escutava cap'n jazz, hot water music e american football.
Isso sim é emocore!
Estava ouvindo este álbum semana passada! Muito bom mesmo, valeu!