Gênero: Britpop / Alternative Rock / Indie Rock / Pop Rock
País: País de Gales
Ano: 1998
Comentário: Tenho a impressão de que a maioria dos leitores não se interessa muito por músicas pops, músicas mais acessíveis. No entanto, provavelmente todos concordam que o fato de uma música ser acessível não significa que a música é ruim. Por isso, gosto de postar trabalhos nessa linha, trabalhos simples e que merecem ser ouvidos. Catatonia é um ótimo exemplo.
O nome da banda parece com o nome de outra banda certamente bem conhecida pelos leitores: Katatonia. Porém, as bandas não se parecem em mais nada. Catatonia foi uma das diversas bandas do movimento Britpop nos anos 90. Oriunda do País de Gales, a banda ficou em atividade entre 1992 e 2001, lançando, neste período, 4 álbuns. International Velvet, o segundo deles, foi o mais bem sucedido com quase 1 milhão de cópias vendidas. De fato, o álbum é recheado de canções com pinta de hit. E é bem versátil quanto à sonoridade. Apesar de não conseguirem maior sucesso, os demais álbuns são tão bons quanto International Velvet - talvez até tenham mais personalidade. Mas quando se fala em Catatonia, ele é o álbum mais representativo.
A grande atração de Catatonia é sua vocalista: Cerys Matthews. Sua voz peculiar é difícil de ser descrita... Às vezes, Cerys parece ligeiramente rouca, às vezes parece sem ar. Alguns R's arrastados. Voz rasgada. Mas creio que o que conta mais é o sotaque galês. Tenho sempre uma sensação de atrito quando a vocalista canta, atrito no melhor sentido possível. Além da voz de Cerys, não há nada mais a se destacar. As canções evoluem de maneira agradável, com estrofes bem estruturadas, bridges bem inseridas, alguma variação na melodia no final. Como comentei antes, o clima das músicas de International Velvet é versátil, bem como a instrumentação. Com momentos mais felizes em "I Am The Mob", mais tristes em "My Selfish Gene", mais rock "Mulder and Scully", mais eletrônico (algo bem Trip-Hop) em "Why I Can't Stand One Night Stands". Mas a canção que mais merece destaque é a faixa título, "International Velvet", com versos em galês que desaguam num delicioso refrão que sauda a terra natal da banda.
Quando escuto Catatonia, me sinto num acampamento no meio de uma floresta, entre amigos, em torno de uma fogueira, cantando com violões. Isto não faz sentido, porque pouco tem a ver com o som da banda... Mas não pude deixar de comentar.
Myspace || Last.fm
Tracklist
1. Mulder and Scully
2. Game On
3. I Am the Mob
4. Road Rage
5. Johnny Come Lately
6. Goldfish and Paracetamol
7. International Velvet
8. Why I Can't Stand One Night Stands
9. Part of the Furniture
10. Don't Need the Sunshine
11. Strange Glue
12. My Selfish Gene
Download:
(109mb, 320kbps)Megaupload || Mediafire || Filesonic || Mais links no Mirrorcreator.com
Haha, a mesma pronúncia do Katatonia e uma capinha que me fez lembrar da banda Institute.
Bom, vamos conhecer!