Gênero: Ambient, Ethereal, Dark New Age, Darkwave (?)
País: França
Ano: 1996
Comentário: Pense numa banda underground que habita o subsolo do underground e existe quase de forma fantasmagórica... Esta é o XVIIº Vie. Pupila da Prikosnovénie, segundo fontes duvidosas, foi formada em 1993 por Anastásia (teclado e vocais), Karin Mérat (vocais, teclado e percussão) e Franck (guitarra acústica, vocais e percussão) e entrou em extinção ainda no final dos anos 90. Na verdade, este post é tão-somente uma espécie de prefácio para meu próximo post: a discografia do Les Secrets de Morphée; pois não dá para falar de LSM sem falar de XVIIº Vie − você saberá por que.
O som do XVIIº Vie possui peculiaridades bem interessantes, tais como a temática mitológica/pagã em suas letras (a fada na capa do álbum representa bem este caráter e inclinação à mitologia céltica/nórdica e como a banda, neste álbum, tentou buscar um “espírito da natureza”); partindo disto a sonoridade das músicas é construída em tons climáticos, basicamente em percussão e synths e, o que é mais notório, um vocal feminino predominante ora profético, ora dramático, ora lamurioso e ora num tom que muito me lembra algo meio New Age, fazendo contraponto aos versos recitados por um vocal masculino.
Tracklist:
01. Les Elfes De La Lumiere
02. Totentanz
03. L'etoile Oubliee
04. Spirit's Skin
05. HOH
06. To Chyba Wszystko
07. Cobalt
08. Ultimatum
09. Frozen Legend
10. Lorna
11. Psaume
12. Fetish
13. Faust
14. L'imaginaire
15. Ma Zausze
Download: Mega
Uma banda que eu não parei pra ouvir na época em que você postou e senti um certo arrependimento, porque, nossa, essa banda é muito boa.
Mais uma banda pra coleção.
Obrigado (de novo), Ariel. :3