Gênero: Funeral Doom/Death Metal País: Irã Ano: 2011
Comentário: Irã é um país do qual talvez muitos não esperassem ter uma banda de Funeral Doom com projeção internacional como o 1000 Funerals. E realmente, a banda desde seu início foi uma estranha no ninho. Em 2005 a banda se forma e já inicialmente lança Portrait Of A Dream, álbum de estréia que deu toda a notoriedade que a banda tem na cena atualmente, com bastante influência de medalhões do estilo como Shape Of Despair e Skeptcism. Só que pra completar ainda mais a situação contra-cultural da banda no seu país de origem, a banda tinha uma tecladista mulher, Pixy. E como sabemos, o Irã é um dos países mais teocráticos do mundo, e o Heavy Metal jamais seria facilmente reconhecido como "profissão" para uma mulher. Então logo que Pixy se casou, no fim de 2005, a banda termina pois o marido de Pixy não concordava com o fato dela tocar na banda.
Então a banda ficou 'on hold' até 2010, quando Emerna, idealizador da banda ao lado de Pixy, recruta Haamonn para substituir Pixy nos teclados e ainda cobrir baixo e vocais. A dupla então repetindo o feito prolífico de seu ano de estréia, logo em seguida lança Butterfly Decadence, segundo álbum da banda, mais uma vez bebendo no gargalo das influências européias, principalmente escandinavas do estilo.
O álbum é um ode ao uso magistral de teclados no Funeral Doom. O Shape Of Despair sempre teve como marca registrada esse feito, mas o 1000 Funerals tem a diferença que é as guitarras, em riffs extremamente cadenciados lembrando os pioneiros do Skepticism. Os vocais são um dos pontos fortes da banda, onde Emerna introduz no disco os vocais spoken word e susurradosde forma absolutamente perfeita, encaixa de uma forma sensacional e traz toda uma atmosfera obscura pro som da banda. Todo o disco é uma mistura do Funeral Doom 'old school' com elementos modernos e melódicos aqui e acolá. Agrada provavelmente a todas as escolas, no entanto.
Excelente banda, mostrando que existe muita força no estilo fora da Europa. E 1000 Funerals mostrando também que a chama continuou acessa, mesmo sem Pixy.
Tracklist:
1. Sutured Lips 04:37 2. Of Love Then Deceit 10:30 3. Nothing Has Ever Been 06:47 4. Butterfly Decadence 02:40 5. Vast Infinite Beauty 08:52 6. Night's Dew (Shape of Despair cover) 06:15
>> Layout novo, ainda com incompatibilidades. Blog melhor visualizado em resolução de 1280 x 1024, mas pretendemos tornar este funcional em TODAS as resoluções.
>> Encontrou algum post off? Avise no chat e logo reupamos.
>>Se sentiu ofendido ou discorda do uso de qualquer material de sua propriedade neste blog? Nos avise pelo email pignes@pignes.com e então providenciaremos a deleção do conteúdo imediatamente.
If you felt offended or disagree with the use of any material of your property on this blog, let us know through pignes@pignes.com and we will provide the deletion of the content immediately.