Comentário: Dois dos maiores ícones do bom Black Metal atual, a banda ucraniana Drudkh e o mestre francês Neige, juntos numa banda só. Impossível de sair uma coisa ruim, Tales Of Wanderings, debut do Old Silver Key, saiu a poucos dias e sem dúvida nenhuma subiu correndo pro topo de melhor lançamento do estilo no ano. Quem conhece Lantlos, Amesoeures, Alcest, Les Discrets, e todos os outros projetos onde o Neige meteu o dedo com seu estilo particular de mesclar a melancolia do Shoegaze e do Post-Rock com a frieza de um instrumental de Black Metal sabe que essa mistura dá certíssimo. E aqui mais uma vez ele se supera.
A banda surgiu ainda esse ano, fruto de, como já citado, uma parceira do Neige com uma das melhores bandas da cena atual, o Drudkh, que pratica um Black Metal rispido porém bastante culto, atrelado a lírica de poetas ucranianos, um certo paganismo e naturalismo, isso tudo realizado com maestria e idolatrado por muitos fãs de Black Metal. Old Silver Key é na realidade, o Drudkh com o vocal do Neige. Só que a sonoridade então passa a ser muito mais puxada pro estilo do francês, exceto pelo fato que aqui não há aquela sensação de "mais do mesmo" que já vinha contaminando as bandas do estilo. O peso do Drudkh se faz presente, e em contraste com os vocais 100% limpos de Neige (que por sinal, ouvi-lo cantando em inglês foi uma experiência surpreendentemente prazerosa) acabou tornando a sonoridade do disco bastante coesa, emocionante e romântica, mas sem perder a mão ou se tornar clichê demais. O trabalho de todos os músicos do Drudkh é excelente, desde o baterista até as guitarras, tudo é muito dosado, cada virada, cada riff, cada interlúdio, para nada ficar muito maçante.
Sem dúvida é um álbum recomendado aos fãs dessa linha de Black Metal criada maestralmente pelo Neige e já bastante disseminada, muito embora as únicas bandas que ainda explorem novos caminhos dentro dessa receita sejam as onde o próprio Neige participa, salvo raras exceções como o Woods Of Desolation. Infelizmente ainda não surgiram muitas bandas no estilo que tenham realmente a originalidade e criatividade desse cara, então Old Silver Key é uma garantia de sons novos dentro dessa fórmula maravilhosa. Divirtam-se.
1. What Once Was and Will Never Happen Again 02:05 2. November Nights Insomnia 05:45 3. Cold Spring 06:44 4. Nineteen Winters Far Away From Home 03:53 5. Star Catcher 05:10 6. Burnt Letters 05:21 7. About Which an Old House Dreams 08:25
>> Layout novo, ainda com incompatibilidades. Blog melhor visualizado em resolução de 1280 x 1024, mas pretendemos tornar este funcional em TODAS as resoluções.
>> Encontrou algum post off? Avise no chat e logo reupamos.
>>Se sentiu ofendido ou discorda do uso de qualquer material de sua propriedade neste blog? Nos avise pelo email pignes@pignes.com e então providenciaremos a deleção do conteúdo imediatamente.
If you felt offended or disagree with the use of any material of your property on this blog, let us know through pignes@pignes.com and we will provide the deletion of the content immediately.