Gênero: Depressive Black Metal
País: Itália
Ano: 2013
Comentário: Esse post que vos escrevo se trata de um projeto italiano, no caso uma One Man Band formada em 2012, e nos brinda com esse release lançado pela Le Crépuscule du Soir Productions, o segundo full-lenght de uma carreira promissora e muito, mas muito acima da média. O responsável por tudo que é visto no album se chama Veirg, e já tem um nome consolidado no cena Black Metal italiana, com outros trabalhos em sua maioria solo.
Como já dito anteriormente, o artista em questão faz de tudo nessa empreitada e mostra muita qualidade e competência, tanto nos instrumentos, quanto nos vocais. O disco é envolto em uma aura macabra e desesperadora, nos mostrando alento e uma beleza angelical nas músicas instrumentais, abusando de teclados/pianos com temas mais eruditos e uma pegada de bateria singela, com bumbos simples e riffs de guitarra invariavelmente caóticos, arrastados e hipnotizantes. Mas o que parece músicas de ninar vai por agua abaixo quando Veirg abre a boca, caramba, que desespero. O cara não canta gutural, não canta visceral, não rasga a garganta, mas canta de uma maneira desesperadora, do fundo da alma, lamúrias e dor é o que vem na minha mente quando ouço os peculiares e estonteantes urros e lamentos proferidos ao longo do play.
O disco tem pouco mais de uma hora e meia de dor e caos. Com 3 faixas instrumentais, sendo "Path of Suicide" e "Red Snow", que abrem e fecham o cd respectivamente, nos distorcem tudo que acontece durante toda a execução do album, como se a primeira fosse uma cantiga leve que nos prepara para a entrada no umbral, e a derradeira que nos conforta após 8 pancadas suicidas na alma. Com canções longas e em uma mesma toada rítmica, o disco é linear e muito denso, com sujeira e abafamento na medida certa, com todos instrumentos audíveis e mixados de maneira competente. A idéia suicida e depressiva é visível em todo o trabalho, mas o que me fascina é a audição coesa, como se as faixas que recheiam o cd fossem uma só, sem variações, o que permite uma viagem mais profunda ao universo doentio e macabro que o autor tenta nos mostrar, com sucesso no meu caso.
Um dos melhores trabalhos desse subgênero do BM que eu tive o prazer de ouvir. É muita dor, caos, desespero e solidão em um disco só. É como se Veirg pedisse por socorro em cada canção, e a cada segundo que escutamos temos a certeza, e ele também, que essa súplica por ajuda será em vão. É simples compreender a credibilidade de um projeto solo de Depressive Black Metal, pois as verdadeiras angústias, sentimentos profanos e mórbidos são impossíveis de serem sentidos e expressos em conjunto, assim como no findar da vida, todo mundo morre sozinho. Disco imprescindível, soberbo e fundamental.
LastFM / Facebook
Tracklist:
1.Path of Suicide - 06:54
2.Melancholy Part I - 10:07
3.Warm Blood in the Nights of Suicide - 10:33
4.My Mind Is a Cold Razor - 10:10
5.Tree of Suicide... - 09:07
6.Melancholy Part II - 10:46
7.Melancholy Part III - 07:43
8.Morbid Eclipse - 10:41
9.Melancholy Part IV - 12:06
10.Red Snow - 05:38
Download:
Freakshare / Queenshare / Cloudzer / Mega / Rapidshare
Confeitaria - Suspiro (2025)...
Há 2 horas

