Gênero: Noise
País: Japão
Ano: 1997
Comentário: Hijokaidan é uma banda japonesa de Noise formada em 1979 em Kyoto. Se você já ouviu falar de Noise pelo menos alguma vez na vida, você sabe que o ninho de várias das mais conhecidas bandas e projetos de Noise é o Japão. E um pouco dessa fama vem por causa do Hijokaidan, uma banda seminal no gênero que influenciou dezenas de artistas que surgiriam nas décadas seguintes até os dias atuais.
Noise From Trading Cards é o décimo terceiro disco da banda e talvez onde os caras atingiram seu auge. Aqui temos essencialmente duas faixas longas e uma terceira faixa de livre improvisação gravada ao vivo. A primeira coisa a se ressaltar sobre o Hijokaidan é que esta é de fato uma banda, em muitas de suas composições bateria e vocal são extremamente presentes, mesmo que coadjuvando com paredes de noise brutalmente caóticas, muitas vezes geradas não só por sintetizadores, mas também por guitarras e baixos altamente distorcidos. Mas não, isso não traz a menor musicalidade ao grupo, tudo é completamente anárquico e infernal. Os vocais, quando aparecem, são esgueladamente berrados, de uma forma tão intensa, que conseguem rasgar a nuvem metálica das distorções presentes, de forma a soar completamente desesperados e guturais. As texturas sonoras são cuidadosamente justapostas em ruídos estridentes, soando como se estruturas metálicas gritassem desesperadas, ao lado de bases graves e frequentes incursões totalmente aleatórias de guitarra e bateria, caóticas e intensas.
A musicalidade do Hijokaidan deve ser ouvida com a consciência que a experiência da banda não é musical, mas visual. A parte do fato que os shows da banda (veja vídeo abaixo) sempre foram totalmente regados a mais intensa insanidade, quando se escuta Hijokaidan de olhos fechados e mente aberta, o que vemos é um cenário devastando-se rapidamente numa chuva de peças metálicas abrindo crateras num chão deformado e claustrofóbico. A sensação de querer que tudo se torne o mais caótico possível é totalmente satisfeita ao se ouvir Hijokaidan. E aí é que a banda encontra o âmago da música Noise.
Ouvir Noise não é uma coisa para todas as pessoas. Porém, eu, francamente, vejo uma similaridade tão intensa entre as paredes sonoras caóticas do Noise com outras construções sonoras que tem o mesmo objetivo - destruir - em outros estilos, que se torna pra mim atualmente bastante curioso que não existam muitos fãs de Noise entre fãs de estilos como Ambient, Metal Extremo e especialmente Grindcore. Hijokaidan é uma excelente porta de entrada para a parte mais brutal, pura e intensa do estilo.
Tracklist:
1 - What A Nuissance! 27:33
2 - Knocking On Hell's Door 13:50
3 - April 8 1996 San Francisco 10:08
Download:
MEGA

