Gênero: Sludge/Doom Metal
País: Canadá
Ano: 2011
Comentário: O Dopethrone é uma banda canadense criada no ano de 2008, em Montreal. O nome da banda é inspirado no clássico álbum Dopethrone do Electric Wizard. A formação da banda é composta por Vincent (vocal e guitarra), Vyk (baixo) e Big Borman (bateria) e já lançou 3 álbuns de estúdio até o momento, com probabilidade de lançar o quarto álbum no ano que vem.
Eu conheci a banda por acaso no ano de 2011, justamente através de uma resenha sobre o Dark Foil. Confesso que de início não levei muita fé na banda, certa parte por minha falta de conhecimento na época sobre a cena Sludge/Doom do Canadá. Mas logo após escutar o álbum, pude perceber que a banda é ótima e muito interessante, além de buscar mais informações sobre a banda e a cena canadense.
O álbum é composto por 6 faixas e tem duração total de aproximadamente 44 minutos. A banda evoluiu bastante nesse álbum em relação ao seu anterior Demonsmoke, cravando em Dark Foil uma sonoridade que se resume numa combinação de Weedeater e Church of Misery, resultando num som altamente viciante e agradável.
A faixa de abertura que leva o mesmo nome do álbum, é um ótimo cartão de boas vindas com sua sonoridade baseada em riffs pesados, distorcidos e os vocais raivosos do Vincent. Tap Runner é a seguinte, mantendo o peso da anterior, tendo como momentos de destaque as paradas que cedem espaço para um dos riffs mais agradáveis encontrados no álbum, a faixa é bem elaborada e bem groovy. Porcelain God é mais cadenciada que as demais, mantendo as características básicas. Ain't no Sunshine é um cover de uma canção do cantor americano Bill Weathers. Cover esse que ficou muito interessante, a banda soube como moldar a música dentro da sonoridade Sludge/Doom e criar algo belo. Zombi Powder é a faixa mais longa do álbum, com pouco mais de 14 minutos de duração, onde é o marco do psicodelismo encontrado em Dark Foil. A última faixa do álbum é Cosecha De Sangre, conduzida por um riff esmagador e muito empolgante, o baixo e a bateria em harmonia, e Vincent detonando no vocal.
Dark Foil é um álbum bem interessante mesmo não sendo inovador, mas capaz de agradar todos os fãs do estilo. É de fato o melhor registro da banda, que segue realizando seus shows mundo afora e conquistando seu público. A banda ainda tem muito o que oferecer e potencial de sobra pra emplacar mais álbuns de qualidade.
Tracklist:
01. Dark Foil
02. Tap Runner
03. Porcelain God
04. Ain't No Sushine
05. Zombi Powder
06. Cosecha De Sangre
Download:
Mega