Gênero: Black Metal
País: Suíça
Ano: 2013
Comentário: Wacht é uma banda formada em 2006 em Engiadina, uma região alpina no extremo leste da Suíça dentro da região de Grisons. A banda lançou até a data dois full-lenghts contando com este aqui, mas uma série de EP's, Splits e Demos, fazendo com que sua discografia aparente ser bem extensa.
Indigen é o mais recente lançamento dessa discografia, e é o disco pelo qual eu conheci o Wacht. E não me arrependi nem um pouco de ter arriscado ouvi-lo.
Eu confesso que o que me chamou atenção inicialmente no disco foi a capa. Depois de tantos anos ridicularizando o Black Metal de dentro pra fora, o corpse paint não assusta nem impõe respeito mais. Mas no caso do Wacht, ele ainda consegue ser imponente. Pelo menos com essa paisagem sépia de fundo e esse clima gelado dos Alpes Suíços. Mas indo além da capa, outra coisa me chamou atenção no Wacht. A grande maioria das canções não são cantadas no inglês tradicional, e sim num dialeto da língua Romanche, que além do alemão, do frânces e do italiano, é uma das línguas nativas da Suíça. Só que o Romanche soa muito mais próximo do Latim Vulgar falado pelos Romanos quando estes dominaram a região da Suíça na antiguidade, portanto é um idioma extremamente belo e curioso de se ouvir.
Depois de todo esse background, colocar pra ouvir
Indigen me mostrou que tudo isso não era o bastante ainda para mostrar o que era o Wacht. Ainda teria a sonoridade da banda para me chamar atenção. Esta que é um Black Metal completamente não convencional, mas também nada absurdamente experimental. Os vocais são maravilhosamente esguelados e intensos, um dos pontos fortes da banda, e o instrumental é melódico na medida certa, ainda que não poupe blast beats e tremolos. Uma influência do punk existe incrustada em todos os momentos, mas a atmosfera pagã e folk da sonoridade toma conta das músicas o tempo inteiro, muito mais intensa. Há inclusive imersão de vocais limpos, bem épicos, durante as músicas, o que faz lembrar Bathory e Burzum.
Wacht não é nada fora do comum, mas é uma das bandas de Black Metal formada nos últimos anos que valem a pena ouvir. O Black Metal ferve por esses dias, com uma banda querendo ser mais original que a outra. É lindo ver isso acontecer, e Wacht fez sua parte.
Tracklist:
1. Il capricorn solitari 06:25
2. Intellect inflamà 05:36 3. Nos privilegi 05:57
4. Engiadina sur tuot! 06:35
5. Indigen 05:34
6. Grischun abandunà 00:59
7. Sbrais sainza sun 04:51
8. Güstizia, per la vardà 04:00
9. Fundà sün fö 04:37
10. Black Metal über Alles 02:28 (Helvetic Frost Cover)
11. Epilog / Engiadina 07:19 (Overdose Cover)
Download:
MEGA