Gênero: Hardcore / Ska / Indie Rock / Alternative Rock / MPB / Samba
Ano: 1999
País: Brasil
Biografia Pt. 1: Os primórdios do grupo remetem a meados de 1997 quando os estudantes da PUC-RJ Marcelo Camelo (jornalismo) e Rodrigo Barba (psicologia), amigos dos tempos de colégio, resolvem dar início a uma banda. O nome do conjunto, sugestão de Camelo, faz referência aos sons latinos que tanto os influenciaram e, de certa forma, à sonoridade que eles representariam em seus registros. Com a incorporação de Bruno Medina aos teclados, Rodrigo Amarante aos vocais, guitarra e percussão e Patrick Laplan ao baixo, eles gravariam os primeiros materiais em 1997. As demos "Chora" e "Amor e Folia" iriam repercutir por toda cenário underground brasileiro e levariam os cariocas ao festival Abril Pro Rock, considerado a porta de entrada para as grandes gravadoras nacionais.
Em 1999, os Hermanos assinam contrato com a Abril Music e gravam o primeiro disco homônimo. Los Hermamos ganharia disco de platina sendo de longe o maior sucesso comercial do grupo. O sucesso do álbum foi alavancado, em grande parte, pelos hits "Anna Julia" e "Primavera" que criavam uma grande indentidade com o público jovem, levariam o grupo a grande programas de auditório e tocavam incessantemente nas rádios.
Comentário: Inicialmente vou apresentar a proposta que o PH me fez. Eu tinha em mente postar toda discografia dos Hermanos em um único post, mas o PH já havia feito o upload e tinha em mente postar a discografia em partes para podermos então termos uma maior liberdade de descrevermos o verdadeiro sentimento que nutríamos por uma das maiores bandas do cenário nacional. Então nós, como representantes da "ala cult do blog", dividimos a discografia da seguinte forma. Eu fiquei com os dois primeiros releases e PH com os dois últimos.
O primeiro lançamento do Los Hermanos não é outra coisa se não um disco de Hardcore. Embora a voz de Camelo não tivesse a raiva que o gênero exigia. Suas letras não contestavam a ordem social vigente. Camelo cantava sobre amor. Além dos trompetes que não são nada comuns ao Hardcore e que adornavam o som da banda. Neste disco ainda não havia aflorado na banda o sentimento melancólico dos lançamentos que o sucederam. Eram músicas de melodias alegres e letras de amores perdidos. As influências de samba ainda não eram nítidas apesar das marchinhas de carnaval como Pierrot. Uma coisa que eu acho bem interessante é que o disco foi quase que completamente composto por Marcelo Camelo e que, se compararmos ao projeto solo que ele mantém e aos registros subsequentes do grupo, fica claro o amadurecimento em suas composições.
Deixando de lado os mega-hits do lançamento. Eu gosto bastante de Quem Sabe; composição de Amarante e completamente enraizada no Skacore. Vai Embora é a mais ampla do disco, com direito a piano e flauta. Aline é a mais Hardcore. Em geral todas as músicas são ótimas. Agora começaria um período conturbado no Los Hermanos, mas é assunto para o próximo post. Até lá.
Tracklist:
- "Tenha Dó"
- "Descoberta"
- "Anna Julia"
- "Quem Sabe"
- "Pierrot"
- "Azedume"
- "Lágrimas Sofridas"
- "Primavera"
- "Vai Embora"
- "Sem Ter Você"
- "Onze Dias"
- "Aline"
- "Outro Alguém"
- "Bárbara"
Myspace
OS LINKS FORAM REMOVIDOS POR PRESSÃO DA DMCA.
MESMO ASSIM O POST CONTINUA COMO RECOMENDAÇÃO.
Boa, abriu muito bem a série! Desse ae eu gosto amis de "Tenha Dó" e "Bárbara"