País: Brasil
Ano: 2006
Comentário: 1979, ano em que Ernesto Geisel passava a faixa presidencial a João Baptista Figueiredo, militar que, dentre outras realizações, promoveu, via decreto, a extinção da TV Tupi, a primeira emissora de televisão da América Latina, cassando várias de suas concessões. Em um cenário em que o primado da liberdade de expressão não é respeitado, exsurgem respostas agressivas da sociedade. O movimento punk, último grande expoente da contra-cultura mundial, deu sua resposta em terras brasileiras através dos irmãos Redson e Pierre Pozzi, que, naquele ano, fundaram o Cólera.
O grupo, por alguns anos, promoveu a agitação e a destruição, com riffs sujos, letras violentas, ataque às grandes instituições e todos os outros componentes que toda boa e tradicional banda punk deve ter. Nos idos do início da década de 80, entretanto, a temático do grupo variou. Passaram a adotar uma postura mais pacifista, menos agitadora e mais atenta às questões ambientais e suas possíveis soluções.
Reinventando sua produção, lançaram, em 2006, essa compilação que vos trago, cuja produção foi revista e a roupagem mais moderna foi incorporada de forma pertinente.
Uma carreira controvertida, polêmica, mas que foi capaz de marcar o nome da banda entre os grandes expoentes da história do Punk Rock brasileiro. O grande responsável pela conquista desse status, que liderou o Cólera na árdua caminhada, Edson Lopes Pozzi, o Redson, faleceu nesta madrugada, 28 de setembro de 2011, vítima de problemas cardíacos, culminando numa parada cardio respiratória, aos quarenta e nove anos de idade. Por tudo isso, e pelo precoce passamento, consigna-se, aqui, esta pequena homenagem.
Tracklist:
- "E.S.S.M." - 1:42
- "Estranho e Nocivo" -1:33
- "Débil" -1:40
- "Doce Libertar" -4:29
- "1.3.4.7." -2:3
- "Quem quer Saber?" -0:57
- "Pantanal" -1:47
- "Apocalíptico" - 1:44
- "Cotidianos" - 1:44
- "Podre" -1:39
- "Mulheres na Praça" - 2:45
- "Volume pra Caixão"/"Jane" - 1:25
- "Bar" - 1:14
- "Subnutrição" - 2:04
- "Cheiro de Prisão" - 1:31
- "Anjos do Beco" - 1:04
- "O. com C." - 1:19
- "Desforra" - 2:04
- "Desatear" - 1:57
- "Partir Partir" - 2:45