Gênero: Avant-Garde Black Metal
País: França
Ano: 2011
Comentário: Diabolus Absconditus é na verdade um EP, aos moldes do que o Deathspell tem por hábito lançar, um mini CD com apenas uma faixa de proporções maiores que o normal, neste caso, 22 minutos. No entanto quem conhece a banda francesa formada em 1998 sabe que apesar dos Full-Lenghts da banda, desde o Si Monumentum Requires, Circumspice de 2004, serem algo muito acima da média de qualidade e originalidade, os EP's e Splits da banda guardam as surpresas mais interessantes.
Pra quem não conhece, o Deathspell Omega é mais uma banda da renovação do Black Metal, só que foge totalmente a qualquer estilo que você conheça préviamente do estilo. Quando em alguns momentos a banda poderia ser classificada como técnica ou 'math', em outras o clima estaria mais pra um Dark Ambient pesadão. E tudo isso com muita competência nas composições, que não perdem nem o peso, nem a pegada, nem a obscuridade, nem o fator surpresa. O vocal é por conta de Mikko Aspa, velho conhecido do público do Funeral Doom pela sua banda super-cult, o Stabat Mater. No entanto aqui a pegada é outra, o vocal de Mikko é totalmente grave e obscuro, talvez um dos melhores que eu já tenha ouvido no estilo - e sim, não temos vocais rasgados agudos aqui. É realmente complexo definir com palavras a sonoridade do Deathspell, só adianto que é algo do mais obscuro que eu já escutei sem a menor dúvida, ao mesmo tempo que é totalmente alienígena aos padrões do estilo, incrivelmente sem perder em nada a essência do que o fã do estilo procura.
Este pequeno lançamento é composto então, como já dito, de uma música apenas com seus longos 22 minutos. E nem de longe - mesmo! - são tediosos, pois a música se parece divida em vários atos, pois a variação durante a mesma em tons ora mais pesados e dissonantes, ora mais sombrios e até semiacústicos torna sempre cada minuto do disco uma experiência inédita e profunda. A lírica da banda gira sempre em torno do oculto, então não por acaso há um feeling sombrio e misterioso no disquinho, que realmente te prende a escutar o disco inteiro, por mais opressor que seja o sentimento que o disco provoca.
Mais um excelente lançamento do Deathspell Omega, que definitivamente não consegue fazer nada ruim.
Site Oficial
Tracklist:
1. Diabolus Absconditus 22:30
Links
Megaupload
Outros Links (Multiupload)
Dessa vez a "prévia" é a música toda, curtam:
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito bom o disco. Mas nem é tão opressor quanto o metrô e o busão lotado. E fui escutando...
Kakakakakak
Valeu