Gênero: Alternative rock
País: EUA
Ano: 2005
Comentário: Não sei se todos sabem, mas Institute foi um projeto do músico e ator Gavin Rossdale,([fofoca] marido da Gwen Stefani (No Doubt)[/fofoca]) que por sua vez é conhecido principalmente por ter sido o guitarrista e frontman da banda Bush. Também veio a receber bastante atenção após o filme Constantine, um sucesso de bilheteria onde fazia o papel do meio-demônio Balthazar. Institute fora criada em 2004 contando com os músicos Chris Traynor, Cache Tolman, Charlie Walker e obviamente Gavin Rossdale, lançando em 2005 (logo após o hiato que se instalou no Bush e mesmo ano de estréia de Constantine) seu primeiro e único disco, Distort Yourself, conseguindo considerável atenção.
Com passagens pelas rádios, televisão, shows (que inclusive tocavam algumas músicas do Bush) e até mesmo a abertura de show do U2 podemos dizer que as expectativas foram bem saciadas para um primeiro disco. Mas infelizmente a banda entrou em algo que posso chamar de hiato, desde 2006, e não há notícias se irão se reunir novamente — em contrapartida o Bush está de volta, com Gavin a bordo.
Institute entra na lista de bandas que sumiram tão depressa quanto surgiram, deixando sua pequena — mas eterna — marca. Distort Yourself é um disco lindo, lembro inclusive de tê-lo ouvido pela primeira vez ainda em 2005, em minha rotineiras saídas da escola para as lojas de discos. Na época não gostei muito — maldita fase banger —, mas hoje representa mais um dos belos discos de rock alternativo que gosto.
Todas as músicas são ótimas, o álbum soa empolgante e não da corda para o tédio, comprovando que Rossdale é sem dúvidas um grande músico sempre com ótimas idéias. E nem preciso comentar sobre o seu vocal... se você gosta da supracitada Bush, certamente vai simpatizar por este projeto.
De resto temos mais uma ótima banda de rock onde seus integrantes às vezes gostam de tomar Cerveja Grunge.
LastFM
Omni – Souvenir (2024)
Há uma hora