Comentário: O Giant Squid é uma banda estadunidense formada em 2001. Desde aquela época, eles vem batalhando para a divulgação de seu trabalho. Apesar das constantes mudanças na formação do grupo, desde o lançamento de The Ichthyologist, os integrantes são quase os mesmos.
The Ichthyologist é um disco conceitual. Narra a estória de um homem que, ao perder-se no mar com seu navio, perde-se também de sua própria humanidade e, adotando medidas não humanas de sobrevivência, durante vários anos vagando pelo mar, torna-se outro tipo de ser. Todas as músicas têm um nome científico, em latim, de alguma criatura marítma.
O grupo tem sido comparado ao System of a Down em alguns reviews que li pela internet. Claramente é um exagero, mas eu acho que há um embasamento. Isso se deve muito ao, vocalista e guitarrista, Aaron Gregory. Sua interpretação e timbre de voz lembram bastante Serj Tankian do SOAD. Aaron curiosamente é mergulhador em um aquário de São Francisco, aonde cuida dos animais.
Na banda, os violoncelos servem sempre como preparação para os riffs pesados. Os vocais podem ser arrastados, sussurrados, gritados. Mas sempre sofridos. Minimalista, o disco prende-se aos vários detalhes que apresenta, seja a flauta de Lorraine Rath em Sevengill ou trompete que se ergue em Panthalassa. As influências são variadas. Não é difícil encontrar resquícios de Doom Metal ou Rock Progressivo. Tudo sem virtuosismo, apenas um grande experimentalismo. Belas melodias e mudanças de andamento são o trunfo do grupo que, tal como o mar, vai da calmaria a tempestade sem dar avisos.
Apesar de algumas faixas não decolarem como deveriam, o disco tem ótimas participações epeciais como Anneke van Giersbergen, na balada Sevengill, e Karyn Crisis do Crisis. Instrumentos incomuns e belos arranjos somados a um grande peso. Obrigatório!
>> Layout novo, ainda com incompatibilidades. Blog melhor visualizado em resolução de 1280 x 1024, mas pretendemos tornar este funcional em TODAS as resoluções.
>> Encontrou algum post off? Avise no chat e logo reupamos.
>>Se sentiu ofendido ou discorda do uso de qualquer material de sua propriedade neste blog? Nos avise pelo email pignes@pignes.com e então providenciaremos a deleção do conteúdo imediatamente.
If you felt offended or disagree with the use of any material of your property on this blog, let us know through pignes@pignes.com and we will provide the deletion of the content immediately.
Este álbum é espetacular. A última faixa passa um sentimento realmente indescritível ao ouvinte.
surpreendente, muito bom. estava precisando de uma banda assim :B