domingo, 3 de agosto de 2008
Avatar

Uma Verdade Inegavel (Leiam, muito importante)

8 comentários
No Brasil o número de bandas de Rock e Metal é impressionante, e como em todo lugar algumas se destacam e outras não passam da fase de cover.

Nós do Ignes Elevanium sempre procuramos postar bandas nacionais, as de sucesso e outras que nos agradaram. Infelizmente, o que acontece muito no país, é que as bandas que conseguem lançar um cd, seja independente ou não, ficam com o ego nas nuvens e acabam saindo loucos a procura de quem colocou os álbuns para download.

Como todos sabemos as maiores influências das bandas nacionais são bandas de outros paises

Por isso existe no Brasil muitas bandas de cover do Iron Maiden e bandas de Death Metal a dar com pau.

Felizmente, bandas de sucesso do exterior estão percebendo o poder de divulgação que a internet tem e começam a lançar seus álbuns para download. O primeiro grande exemplo disso foi o Radiohead que colocou o álbum In Rainbows para download no seu site pelo preço que o fã quisesse pagar. Nos dois primeiros dias em que essa "promoção" estava valendo, mais de 1 milhão de downloads foram feitos. Sem contar que a banda também lançou o cd para lojas e etc.

Essse ano o Nine Inch Nails colocou para download totalmente de graça os álbuns Ghosts I-IV e The Slip. 2 TON PREDATOR, Pennywise, The Charlatans, Stuck Mojo, Paul D'ianno, são outros exemplos de bandas que fizeram isso.

No Brasil o preço de um cd em média é de 20-40 reais, seja banda nacional ou internacional, dinheiro que nem todo metaleiro e apaixonado por música tem para gastar.

E agora para melhorar toda a situação, surge um projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB) que : "criminaliza o uso de redes P2P e até mesmo a cópia de uma música em um i-pod.

Ao escrever que o acesso a um "dispositivo de comunicação" e "sistema informatizado" sem autorização do "legítimo titular", ele envolve absolutamente todo tipo de aparato eletrônico.

Se a empresa fonográfica escreve, nas licenças das músicas que comercializa, que não admite a cópia de uma trilha de seu CD para um aparelho móvel, mesmo que seu detentor tenha pago pela licença, estará cometendo um crime PASSÍVEL DE PENA DE RECLUSÃO DE 1 A 3 ANOS.

Veja o absurdo. Com base no artigo 22 do PLC 89/03, os provedores de acesso deverão arquivar os dados de "endereçamento eletrônico" de seus usuários. Terão que guardar os endereços de todos os tipos de fluxos, inclusive a voz sobre IP, as imagens e os registros de chats e mensagens instantâneas, tais como google talk e msn.

O pior. A lei implanta o regime da desconfiança permanente. Exige que todo o provedor seja responsável pelo fluxo de seus usuários. Implanta o "provedor dedo-duro".

O projeto de lei é tão absurdo que iguala os adolescentes que compartilham músicas aos crackers e suas quadrilhas que invadem as contas bancárias de cidadãos ou o banco de dados da previdência."

Agora voltando ao assunto. Com essa lei, com os preços de cd, uma pessoa que queira escutar música terá que apelar para as rádios e todo aquele acervo de hip hop, funk, emo, rap etc. Ou desembolsar seus 15 reais para comprar um álbum.

Nós do Ignes sabemos que nem todas as bandas podem disponibilizar seus álbuns, até por contrato com as gravadoras.

O que fez surgir esse texto foi que uma vez eu postei aqui um álbum da banda Seduced By Suicide, o povo da banda viu e foi no meu orkut e me deu um esporro monumental e fez eu tirar o álbum do blog. A banda é independente, esse era o primeiro álbum deles e continha 5 músicas e 2 covers. Tudo bem vir conversar, mas não dar uma de banda fodona etc. Isso me decepcionou bastante, até porque eu havia gostado do álbum e no meu comentário elogiava a banda e pedia para fazerem o download.

Ontem o Forba me mostrou uma noticia do Wiplash onde dizia que o Seduced By Suicide está colocando no site oficial o álbum completo para download pelo preço que quiserem pagar. Isso me deixou extremamente puto, pois me deram um puta esporro por colocar o cd para download e agora fazem isso. Querendo ou não, blogs que postam um álbum de uma banda nacional estão divulgando seu trabalho nacional e internacionalmente. Ou seja: Numa atitude óbviamente hipócrita e ilógica, o SBS tenta se unir à onda de bandas inovadoras com o download a preço variável mas no fundo é tão capitalista e ignóbil quanto qualquer gravadora. E mais, a banda ainda exalta o fato de não concordar com o download ser de graça, mas coloca a disposição do cara pagar que fosse 1 real pela bagaça. Nota-se ai, além de uma tentativa hipócrita de parecer moderna, uma óbvia forma de cortar os blogs. Comparado ao Radiohead que está ai com seus 10 anos de carreira e que tem fama mundial, o SBS se coloca em um patamar que uma banda com 4 anos de existência e um álbum nunca alcançaria. Está na hora do Earth parar de se portar como um superstar, se recolher a realidade e perceber que sua banda não tem nenhuma expressão no cenário mundial e consequentemente agir como uma banda que ainda precisa e muito de divulgação.

Em contrapartida temos o Posthuman Tantra, onde o Edgar viu a postagem do álbum, comentou sobre e ainda nos mandou exclusivamente o primeiro álbum da banda para postagem, com review feito por ele mesmo, sem contar que ele divulgou bem o blog e deu de presente uns álbuns para a Renata. Temos também a banda Abske Fides que viu os links para download fora do ar e nos mandou links novos e fotos da banda. O Sonata Soturna pode não ter comentado aqui, mas linkou o Ignes como um review em sua comunidade do orkut. Hoje ainda o Pazu vai postar o Semisericórdia, onde a banda deu direito de postagem e enviou um cd pra ele.

Essas bandas deveriam ser pegas como exemplo para todas as outras bandas, pois enxergam os blogs como uma ferramenta para divulgação de seu trabalho e não algo que atrapalha. Agradeço muito ao Edgar, a Kênia, ao Nihil e ao Hélio por terem nos dado direito a postagem.

Esperamos conseguir o direito de postagem de mais bandas e assim divulgar o trabalho da cena nacional. E esperamos também que atitudes como essa do SBS sejam menos freqüentes.

Equipe Ignes Elevanium


Por favor, leiam o texto e comentem, é um assunto que sempre deve ser discutido.

8 Responses so far.

  1. Progshine says:

    Com certeza é um assunto bem complicado, mas eu vejo pelo seguinte prisma:

    O brasileiro e o internauta em geral virou preguiçoso e mal acomodado, em um dado momento, baixei os dois discos da banda sueca Karmakanic, gostei bastante do som dos caras, no momento em que eu vi no submarino o cd por 7 reais, comprei na hora e com muitas outras bandas foi o mesmo, comentando com um conhecido o fato ele me disse um simples: 'vc já não tinha baixado? Então pra que gastar dinheiro?
    Coisas como essa e coisas do tipo 'sou fã pracaralho da banda, tenho toda a discografia em mp3 e nunca comprei um cd mesmo que fosse um preço bom', fizeram com que eu parasse com o meu New Progshine.

    Porém, na mesma época do blog, fiz o download de uma banda russa chamada Orgia Pravednikov, fiz uma bela resenha e coloquei junto com o download no blog, de alguma maneira alguns meses depois a banda viu o vocalista Sergey Kalugin quis conversar comigo, e pra minha surpresa um cara admirável com quem falo até hoje, que me mandou os 4 discos da banda e 1 dvd da Rússia pra cá, e ainda liberou download de tudo no progshine.com que logo trará os links e uma bela entrevista.
    Quando eu falei que o álbum tinha sido baixado mais de 200 vezes ele ficou radiante e me disse: '- Quando eu imaginaria que os brasileiros iria ouvir a nossa música um dia!'

    São dois pontos distintos, mas acho que o bom ouvinte de música, o que se importa mesmo, deveria ter mais respeito com as bandas, ir nos shows, se gosta da banda e o disco for lançado e o valor não estiver absurdo, comprar! Porque lembrem-se, dessa maneira cada vez menos discos serão lançados, não concordo com os preços praticados, mas a grande maioria das bandas independentes ou de selos pequenos vendem seus discos bem barato, e é possível encontrar muitas promoções em grandes lojas ou na internet.

    Desculpem a carta rsrsr

  2. Arkangel says:

    Belo texto Alx, embora vc tenha, no início, misturado o assunto do execrável Eduardo Azeredo e seu projetinho fascista, com o de bandas nacionais independentes egocêntricas.
    Bem, quando ao Azeredo, sem comentários. O projeto dele TEM DE ser indeferido e engavetado. Mas pelo andar da carruagem, tenho minhas dúvidas.
    Quanto às bandas nacionais independentes, acho que muitas ainda olham a Internet, os blogs que divulgam/disponibilizam os albuns com extremo preconceito. Muitas ainda acham que só se apresentando em showzinhos fundo-de-quintal será suficiente para que venham a ser reconhecidas. Esse é na verdade o melhor jeito de continuarem no anonimato. Certo pensam e fizeram Posthuman Tantra, Sonata Soturna e Abske Fides, disponibilizando os albuns para download gratuito, seja no Ignes, na homepage da banda ou em qualquer outro site interessado. Todas elas tem a ganhar. O SBS ruma contra a maré e vai se foder legal por isso.Eles disponibilizam, mas querem grana, como vc escreveu. Essa atitude mercantilista deles não ajuda em nada uma banda em início de carreira, até porque passa a idéia de que os caras não ligam pra qualidade das músicas, opinião e gosto dos fãs e gente ligada ao Metal em geral. Dão a entender que só a grana conta e o resto que se foda. Pra mim isso é o ínicio do fim dessa banda. Para bandas como SBS o Ignes tem mais é que virar as costas.

  3. Rodrigo says:

    O projeto de lei simplesmente mostra que existe uma ignorância enorme dos nossos governantes. Aliás, essa não é uma característica somente brasileira. Lá fora existem pensamentos semelhantes. Na realidade esse tipo de projeto se agarra na tentativa de resolver problemas sérios (como pedofilia e fraldes) mas da maneira errada, ou mais "fácil": controlando tudo.

    Não acredito que uma lei destas possa vingar, pois da mesma forma que a pressão dos lobs tem maior parte da força neste momento, assim que o projeto estiver mais divulgado outras mobilizações acontecerão.

    Nesse ponto o Ignes acaba de fazer sua parte.

    Existem crimes sim na Internet, mas não serão resolvidos dessa forma. Se não existe, hoje, uma forma de lidar com o crime nas ruas, querer resolver os crimes virtuais com uma lei dessas é no mínimo inocente. Isso que dá colocar um parente como acessor....

  4. Dale Alx, ta pensando ein fi? xDD
    Gostei do texto e de todos os comentários, passei por situações parecidas no MetalNation, mas no meu caso a banda (que é aqui do RS igual a SBS, inclusive mesma cidade, Caxias do Sul) nao me mandou albuns, ou singles, ou resenha, so um obrigado por eu ter disponibilizado meu tempo, nao tanto por divulgar a banda, mas sim por divulgar o metal em geral, como estilo. Conversei com uma banda alemã, o Galloglass de power metal, pois um antigo blog de um amigo tinha feito ate entrevista com os caras pelo MSN, mole? E sempre foram muito simpaticos, e em meados de 2006 ja olhavam com bons olhos a divulgação gratuita que é feita pelos blogs. Bandas que reclamam por publicidade gratuita e voluntaria pela qualidade do som delas, realmente são idiotas hashasuhas e vao perecer mais cedo ou mais tarde ^^

    Sobre a lei, NC

  5. Concordo !!

    Bandas Independentes tem mais é que colocar a musica acessivelmente facil, assim ganha algum nome ou algo parecido, eu mesmo, estou mandando agora mesmo a Demo da minha banda pro Ignes xD

    APOIADO !

  6. Shaka says:

    concordo com a banda Seduced By Suicide, pois se o texto mesmo fala que brasileiro não tem dinheiro pra comprar os cds, estes partem para a pirataria, baixando o cd's inteiros ou até mesmo uma discografia completa da banda. As bandas precisam ganhar também, vivemos numa sociedade capitalista, nada mais certo do que cobrar pelas músicas que disponibilizam. É legal uma banda distribuir gratuitamente demos de algumas músicas para efeito de divulgação da banda, mas não a disponibilização gratuita.
    E concordo com o texto em relação ao projeto de lei. É realmente um absurdo.

  7. Nossa que absurdo! Daqui a pouco vão nos proibir de respirar. Tenho uma banda mas ainda não gravamos uma demo, mas assim que nós tivermos uma mandaremos para o Ignes. Adoro o trabalho de vocês. E a acho que as pessoas precisam parar um pouco de pensar em dinheiro. se gostassem realmente de música não seriam tão comerciais...

  8. Forbidden says:

    Eu dou meu depoimento aqui falando sobre uma banda de Prog/Doom chamada MindGate. A tempos atás eu postei um álbum da banda, e eles através do LastFM me contataram, a principio, receiosos de onde eu havia conseguido material deles. Quando eu disse que tinha conseguido em outro blog, eles acharam incrivel a música deles ter chego num país tão distante deles (que eu não lembro exatamente qual era, mas era na Europa) até o Brasil. As repostas foram extremamente gratificantes pra mim.

    Quanto ao Seduced By Suicide, achei a atitude totalmente hipócrita, e Shaka, a questão é que essa coisa de ganhar dinheiro com a música, primeiro é utópica, pergunte a qualquer banda, o que dá dinheiro são shows e o comércio de material da banda nos mesmos, além dos fãs fiéis que ainda compram produtos originais. O Seduced além de não ganhar dinheiro com isso, afinal claramente se "despreocupa" com isso colocando o download a preço variável, inibe diretamente a postagem do álbum deles no nosso blog, por exemplo.

    Isso não é uma tentativa de distribuir a cultura, mas exatamente o contrário, afinal pensando praticamente, o pagamento ao cd da banda ocorre por PayPal, que depende de cartão de crédito. Eu por exemplo não poderia comprar, pois não tenho Cartão. Então eles literalmente monopolizam a própria produção cultural deles, e quanto mais existirem pessoas que concordem com isso, mais existirão essas atitudes hipocritas.

Leave a Reply

Link Off? Comente aqui mesmo ou na caixinha de bate papo ali do lado que a gente reposta rapidinho.

Quem escreve e faz os uploads:

 
Ignes Elevanium © 2011 DheTemplate.com & Main Blogger. Supported by Makeityourring Diamond Engagement Rings

Poucos direitos reservados a nós e muitos para as bandas.