Comentário: O Ulver é uma banda norueguesa que teve presença marcante e influente no gênese do movimento Black Metal Norueguês no começo da década de 90. Mas, mesmo dentro da cena, no núcleo fundamental do gênero, o Ulver, liderado por Garm (Krystoffer Rygg) sempre teve uma visão e mentalidade diferente. Enquanto seus amigos queimavam igrejas e matavam outros membros de bandas norueguesas, Garm era alheio a tudo isso e só se interessava pela música. Para quem não acredita, basta assistir o documentário Until the Light Takes Us.
A influência da rica cultura folclórica nórdica imperou em seus trabalhos na primeira fase do grupo, conheçida pelos fãs como a Trilogia do Black Metal. Com o resfriamento da cena, e a passagem do tempo, Garm, e por extensão, o Ulver amadureceu e soltou-se do gênero. Em 1998 com o lançamento de Themes From William Blake's Marriage of Heaven and Hell e em 2000 com Perdition City: Music to an Interior Film, o Ulver quebrou rompeu de vez com seu passado e libertou-se para uma sonoridade nova e à prova de rótulos.
Ao ouvir Perdition City é impossível de se aceitar com facilidade que esta é a mesma banda de anos atrás. O som é suave, experimental, progressivo e transcedental. Impera um feeling etéreo, com grande uso de sintetizadores e sons eletrônicos programados. Em muitos momentos do álbum ouvimos claramente um trip-hop no melhor estilo Portishead e Massive Attack. Em outros, pode-se sentir a tensão angustiante do dark-ambient experimental, que remete muito ao Coil. As músicas de Perdition City muitas vezes remetem à trilha sonora de filmes. Caminho este, posteriormente, seguido por Garm compondo musicas para filmes noruegueses como Svidd Negger.
O Ulver tem uma curiosidade: a banda ficou mais de uma década sem se apresentar ao vivo. Desde o fim de sua fase Black Metal até 2010, Garm não se apresentou ao vivo nem com o Ulver, nem com nenhum de seus diversos projetos. Em 2010, o Ulver realizou um show em New York, este pode ser visto no Youtube. Mais uma curiosidade: O nome Ulver significa Lobos em noruegues.
Sem mais delongas, Ulver é uma banda visionária o suficiente para ajudar a fundar um dos gêneros mais famigerados da música e deixá-lo antes de seu declínio, buscando uma maior liberdade para a execução das loucuras musicas da mente de Krystoffer Rygg. Vale muito a pena ouvir, não só o Perdition City, como qualquer álbum da enorme discografia que a banda acumulou ao longo dos seus quase 20 anos de existência.
Tracklist
- "Lost in Moments" – 7:16
- "Porn Piece or The Scars of Cold Kisses" – 7:09
- "Hallways of Always" – 6:35
- "Tomorrow Never Knows" – 7:59
- "The Future Sound of Music" – 6:39
- "We Are the Dead" – 3:40
- "Dead City Centres" – 7:10
- "Catalept" – 2:05
- "Nowhere/Catastrophe" – 4:48

Excelente!
realmente não tem nada a ver com black metal