País: Suécia
Ano: 2005
Comentário: Nightingale é mais um projeto do incansável e multitalentoso Dan Swanö. Dan, que é bem conhecido pela batuta da banda Edge of Sanity, por ter sido baterista do Bloodbath, ser produtor de bandas como o Novembre, ter participado de dezenas de projetos com seu amigo Mikael Akerfeldt do Opeth e ter carreira solo, criou o Nightingale em 1994, inicialmente, como uma one-man-band de gothic rock muito influenciado pelo Sisters of Mercy e o darkwave oitentista.
Em 1996, seu irmão Dag Swanö (aka. Tom Nouga) ingressou na empreitada com seu irmão, então ambos direcionaram a sonoridade do Nighingale para o metal progressivo e melódico, o que é curioso, pois Dan é conhecido na cena metálica por bandas de metal extremo e pesado.
A sonoridade do Nightingale é algo como um ponto de convergência entre a simplicidade e fluência melódica do rock de arena com a complexidade e pompa do metal progressivo. O grande ponto positivo da música do Nightingale é que ela consegue equilibrar com maestria os rótulos. Para aqueles que fogem da fritação técnica do progressivo, o Nightingale será bem aceito. E para aqueles que rejeitam o hard rock como música de qualidade, o Nightingale quase o faz mudar de opinião.
O álbum. Overture Chronicles é uma espécie de releitura da discografia da banda, é uma coletânea, mas de uma forma diferente. Como a sonoridade do Nightingale mudou drásticamente desde seu início, Tom e Dag fizeram neste álbum uma adequação de algumas das melhores composições da banda para a atual sonoridade da mesma. Dez canções contagiantes, empolgantes e altamente cativantes produziram um resultado absurdo. Nightifall Overture é o tipo de álbum que entra na sua cabeça na primeira audição e que, certamente, vai acompanhá-lo por sua vida, sembre lembrando-o de como somos sortudos por termos os irmãos Swanö.
As faixas do álbum são todas sólidas, formam uma obra completa e impecável. O álbum abre com mais-que-épica introdução da fantástica "Nightfall Overture". Na sequência, "The Dreamreader" acerta o ouvinte na orelha e o prepara para Revival que entra e faz o ouvinte ter certeza, já na terceira faixa, de que se trata de um álbum ímpar. Nightfall Overture conta também com uma canção inédita "Better Safe Than Sorry" e um cover de Edge of Sanity "Losing Myself".
O álbum é excelente, realmente memorável, ao ponto de se imaginar porque o Nightingale permanece adormecido na geleira do underground, além de ser a melhor introdução possível ao som do Nightingale.
[ Myspace / Lastfm ]
Tracklist:
- "Nightfall Overture" - 7:25
- "The Dreamreader" - 5:00
- "Revival" - 4:24
- "Steal The Moon" - 3:14
- "Alonely" - 3:51
- "I Return" - 3:03
- "The Glory Days" - 5:48
- "Shadowland Serenade" - 3:36
- "Losing Myself" - 3:13
- "Better Safe Than Sorry" - 4:55
Download: Mega / 4shared
Eu não conhecia e curti.
O vocal é bem diferenciado mas soa muito bem!