País: Estados Unidos
Ano: 2000
Comentário: Inicio essa postagem fazendo um mea culpa: o Modest Mouse merecia ter a discografia completa registrada em comemoração à sua vinda às terras brasileiras. A falta de tempo, no entanto, me outorgou a árdua tarefa de escolher apenas um dos seus álbuns, aquele mais notável. Num - complicado - processo eliminatório, fiquei entre o disco em epígrafe e o Good News for People Who Love Bad News, de 2004. Após longas reflexões, optei pelo qual lhes apresento agora.
Há quem discorde, mas o Modest Mouse, para mim, se posta entre os grandes da cena Indie, principalmente se constatarmos que sua importância foi extremamente larga para a manutenção do estilo nos anos 2000. Foi pouco antes da virada do século, no entanto, que foi lançado The Moon & Antarctica, primeiro álbum sob a lavra da Epic Records, e que alavancou a carreira do grupo. Foi esse disco que, talvez, lhes credenciou as qualidades que lhe são atribuídas hoje. O reconhecimento começou aqui, e pode-se afirmar que se trata de um dos melhores álbuns de Indie Rock de todos os tempos.
Daqui, inclusive, extraio o que deve ser o maior sucesso do grupo: Gravuty Rides Everything serviu, até mesmo, como trilha sonora da campanha publicitária de um dos carros da Nissan, coisa que sempre faz fã de banda underground torcer o nariz. Bobagem: esteja no mainstream ou no subsolo musical, um bom trabalho jamais perde sua essência.
[ Site Oficial / MySpace / LastFM ]
Tracklist:
- "3rd Planet" - 3:59
- "Gravity Rides Everything" - 4:20
- "Dark Center of the Universe" - 5:03
- "Perfect Disguise" - 2:41
- "Tiny Cities Made of Ashes" - 3:42
- "A Different City" - 3:08
- "The Cold Part" - 5:01
- "Alone Down There" - 2:22
- "The Stars Are Projectors" - 8:47
- "Wild Packs of Family Dogs" - 1:46
- "Paper Thin Walls" - 3:01
- "I Came as a Rat" - 3:48
- "Lives" - 3:19
- "Life Like Weeds" - 6:31
- "What People Are Made Of" - 2:15