Gênero: Experimental Black Metal / Dark Ambient
País: Estados Unidos
Ano: 2014
Comentário: Nos últimos meses criei o hábito de procurar bandas que fujam dos padrões convencionais do Black Metal, nada contra à velha escola do estilo, apenas questão de interesse pessoal que cresce à medida em que conheço sonoridades mais experimentais e menos convencionais do que estava acostumado a ouvir.
Numa dessas buscas, me deparei com o Jute Gyte, banda americana que faz um som bem experimental e diversificado e tem como único membro o Adam Kalmbach. A banda foi criada no ano de 2002 e já lançou 22 álbum de estúdio e 4 EP's até o momento. Até agora só escutei esse álbum do qual faço a resenha, mas confesso que a sonoridade elaborada no álbum despertou um interesse imenso de conhecer os demais lançamentos do Jute Gyte.
O álbum composto por 6 faixas que totalizam cerca de 58 minutos de duração, é um registro muito introspectivo, no qual o instrumental inconstante, alternando entre riffs distorcidos carregados de psicodelismo, para partes onde a veia do Dark Ambient contida na banda fala mais alto, criando passagens calcadas num clima de angústia e loucura, em alguns momentos me lembrando até os álbuns intermediários do Leviathan e algo do Blut Aus Nord e Deathspell Omega.
Semen Dried into the Silence of Rock and Mineral é a faixa que abre o álbum, já trazendo à tona o experimentalismo tocante que a banda desenvolve. Um vocal que em boa parte da faixa se resume em grunhidos raivosos, que se mistura entre tons distorcidos de guitarra com o objetivo de criar uma atmosfera insana e confusa. Outra faixa que destaco é a The Fire of This, faixa que encerra o álbum. O tom sombrio criado pelo instrumental lento e carregado, ganha destaque à medida que a faixa vai se desenvolvendo. O som totalmente dissonante e perturbador é acompanhado do vocal áspero de Adam, resultando numa viagem insana na mente do ouvinte, característica essa que é evidente em todo álbum.
Jute Gyte é uma banda que conheci por acaso, mas que devido à sua sonoridade experimental me agradou demais. Vast Chains é um álbum totalmente recomendado para quem gosta de escutar bandas que fogem do padrão convencional, como citei no início da resenha. Afirmo que a experiência vivida ao escutar o álbum é algo incrível, mesmo nesse clima de insanidade que as músicas transmitem. E fica aquela vontade de conhecer os demais trabalhos criados por Adam no nome do Jute Gyte, os quais espero que tenham as mesmas peculiaridades encontradas em Vast Chains.
Tracklist:
01. Semen Dried Into The Silence Of Rock And Mineral
02. Endless Moths Swarming03. The Inexpressible Loneliness Of Thinking
04. Flux And Permanence
05. Refusing A Heavenly Mansion
06. The Fire Of This
hei cara continue postando experimental , tem aparecido muita coisa boa nessa onda, algo como cascadian BM também tem surgido ótimas bandas! Mas não parem continue assim com ótimos post como esse, valeu!
Obrigado pelo comentário e pela sugestão! Foi como eu disse no início da resenha, é o tipo de sonoridade que mais tem me rendido boas descobertas. Certamente irei postar mais coisas nessa linha experimental, além de bandas do Cascadian BM.