Gênero: (Prehistoric) Country / Folk / Blues
Ano: 2010
Comentário: Existe uma jornada a ser
percorrida até que esse álbum venha de encontro a mim, pois bem,
vamos a um pequeno resumo dela: estava eu deitado em minha cama, me
preparando para dormir quando lembrei que queria ouvir a nova música
do Manson que saiu como abertura de uma nova série (Salem, a qual eu
já estou vendo apaixonado porque amo essa estética esotérica e
etc). Fui pesquisar descobri a série e a música em uma abertura
totalmente foda e um blues/folk por detrás daquela canção que eu
achei foda.
Pois bem, fui dormir e no
dia seguinte, ainda impressionado e sabendo o quanto eu gosto da
estética envolvendo as bruxas de Nova Orleans e Salem, fui atrás do
som dessas mesmas áreas, ou seja, joguei no Spotify a palavra
“witches” porque sou adepto de que a internet pode me dar as
coisas que eu quero com pesquisas óbvias, e oh, eu não me enganei!
Achei uma playlist foda (Witches and snakes: southern gothic,
mountain music) que estou ouvindo compulsivamente até que,
aleatoriamente, “Trampled Rose” veio até mim e eu fiquei
extasiado.
Ok, vamos falar um pouco
da banda, “Carolina Chocolate Drops” é uma banda de
Durham, Carolina dos Norte, uma das últimas remanescentes das ditas
cordas afro-americanas que fazem, como eles mesmos dizem e o que
também pode ser lido em vários releases, um “prehistoric
country rock” unindo músicas mais tradicionais da raiz country
com músicas atuais seguindo essa estética country de raiz e puta
que o pariu, me desculpem o palavrão, o álbum é de 2010 e cada
faixa que eu ouço dele me sinto nos brejos e pântanos da Louisiana!
E eu simplesmente, até agora, não consegui parar de ouvir o álbum.
Atentando-me ao álbum o
que posso destacar da sonoridade do “Carolina Chocolate Drops”
é o banjo muito bem marcado e ritmado por entre as faixas que junto
com a gaiva dá aquela combinação perfeita do country de raiz que
já fora diversas vezes citado por essa resenha, é que eu não
consigo não falar dessa sonoridade, que pode não ser original, mas
convenhamos, no auge do século XXI, em uma era de sintetizadores e
bases eletrônicas ver um resgate dessa forma, com essa forma, da
música negra é ULTRA FODALIZANTE – mais uma vez perdão pelo
palavrão.
Destaco aqui as canções
que mais me prendem no álbum em questão: “Trampled Rose”,
essencialmente pelo seu belo vocal, foi a que primeira, de fato me
prendeu e “Hit 'Em Up Style”, conhecida pelo grande
público na voz de Blu Cantrell, sucesso das paradas em 2010. Para
falar do lado totalmente de raiz do álbum podemos exemplificar com
“Cornbread and Butterbeans” que tem basicamente todos os
elementos de uma boa música pantanosa. Atenção também para a
introdução de “Snowden's Jig (Genuine Negro Jig)”, puta cello
foda e o vocal de “Why Don't You Do Right?”.
Enfim, basicamente é
isso, acho que gradativamente vou mergulhando de cabeça nesse
universo soturno e complicado do folk de raiz, do blues, da boa e
tradicional música estadunidense de origem negra que aos poucos vai
perdendo espaço para os ritmos que se originaram dela, nada contra,
nunca, mas acho que também temos saber de apreciar esse antigo
repaginado, a música de resistência que em meio a toda uma
modernidade ainda consegue emocionar com um banjo, um violoncelo e
uma gaita!
Tracklist:
1.Peace Behind the Bridge
2.Trouble in Your Mind
3.Your Baby Ain't Sweet
Like Mine
4.Hit 'Em Up Style
5.Cornbread and
Butterbeans
6.Snowden's Jig (Genuine
Negro Jig)
7.Why Don't You Do Right?
8.Cindy Gal
9.Kissin' and Cussin'
10.Sandy Boys
11.Reynadine
12.Trampled Rose
cara como consigo essa playlist Witches and snakes: southern gothic, mountain music
Você pode ouvir a playlist aqui:http://open.spotify.com/user/mellanyex/playlist/6pZLUiWcQoaCjQh4RCOp05