Gênero: Folk Music / Country / Pop
País: Brasil
Ano: 2014
Comentário: Antes de traçar algumas linhas sobre o duo Aurora, se faz necessária breve apresentação dos membros distintos criadores deste projeto: Bárbara Eugênia e Fernando Cappi.
Bárbara Eugênia é dona de uma das mais belas vozes dos nossos tempos. Em sua curta carreira a cantora produziu dois essenciais álbuns (
Journal de Bad, de 2010, e
É o que temos, de 2013) e vem conquistando boa parte da crítica e do público com a sua mescla de rock, pop, bossa e jovem guarda em letras autobiográficas.
Fernando Cappi é guitarrista do Hurtmold, banda experimental, cuja discografia e sonoridade apostam em sonoridades que vão do post-rock ao math mas certa brasilidade. Em sua carreira solo Chankas, codinome artístico de Cappi, se mantém experimental, mas numa linguagem mais suave e palatável.
Quando em 2012 Bárbara Eugênia resolveu unir forças com Chankas, a ansiedade tomou conta dada a dúvida do que iria resultar este encontro. Passados dois anos eis que Aurora, banda e disco, dão o ar da graça em resultando surpreendentemente agradável.
Calcado em influências sessentistas, essencialmente, o projeto nasceu da inspiração pós leitura de
The Beatles - A história por trás de todas as canções (Editora Cosac Naiify, R$ 40 em média) Aurora, o disco, é um deleite para fãs da folk music, associada ao country e harmonias vocais e letras maduras em bom inglês. O belo cartão de visita "Say Goodbye" já entrega de bandeja o conceito criado para esta empreitada com sua pegada calcada ao violão casada ao violino, slide guitar e teclados. "With love" mantém o tom adocicado em alta. "Don't let it slip away", a melhor faixa do trabalho, questiona em versos o por quê da perda da inocência e critica a frieza dos nossos tempos. A balada "Why so mute?" conta com Thomas Rohrer na rabeca e versa sobre a solidão. O lado experimental dá o tom em "Stand up for yourself". A jovialidade de "Climb the stairs" dialoga com fase inicial do quarteto de Liverpool resultando numa canção extremamente pegajosa à primeira audição. Já "And love you'll have" é um ode a psicodelia e remete à fase madura dos ingleses. "Ants" é o aceno dado rock com solo estrondoso de Davi Bernardo, guitarrista membro da banda de apoio da cantora. "Aurora", longa faixa de encerramento, soa como um b-side de
Sgt. Pepper pela mescla de bateira seca, trombone e suas mudanças de andamento. Quase uma co-irmã de "A day in the life", salvo as devidas proporções. As colaborações de músicos como Guizado (trompete), Régis Damasceno (baixo, guitarra, mandolim), Ricardo Ribeiro (bateria) e Gil Duarte, que surgem aleatoriamente durante nove faixas, criam a base e só abrilhantam ainda mais o resultado alcançado.
Infelizmente o disco não ganhará versão física, pois não há intenção de lança-lo em cd e o projeto de crowdfunding criado para a produção do álbum em vinil não vingou, mas o show de lançamento se dará em breve em terras paulistanas dia 13 de junho no Teatro Sesc Pompéia. Imperdível.
Tracklist:
1. Say goodbye
2.With love
3.Don't let it slip away
4.Why so mute?
5.Stand up for yourself
6.Climb the stairs
7.And love you'll have
8.Ants
9.Aurora
Download:
Bandcamp