País: Brasil
Ano: 2001
Comentário:
Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) é o álbum de número 5 e teve seu lançamento em 2001.
Gabriel sempre faz uma mistureira, o que inclui o rock, ou até mesmo algo mais pesado como hard rock, que sempre deixam suas marcas em seus discos.
Em Seja Você Mesmo, O Pensador adotou uma postura mais nivelada, sem aqueles espetáculos sonoros e excentricidades violentas. Adicionou firmemente o rock e teve a ajudinha de Liminha (ex- Os Mutantes) e Gustavo Corsi (Picassos Falsos).
Na faixa "Tem Alguém aí?" conta com Digão, dos Raimundos e em "Brasa" o grande Lenine (que pouco contribuiu aqui).
Da forma como foram moldadas a sua sonoridade, parece que Gabriel está dando mais ênfase às letras. Não no sentido de tê-las apimentadas, mas sim em apaziguar o instrumental para que se entenda melhor o que se diz. Jogando uma ideia diretamente no crânio das pessoas.
Um dos destaques do disco é "Até Quando?", não só uma das melhores faixas do Gabriel, mas na minha opinião, uma das melhores construções brasileiras. Não que seja assim, estraordinariamente melhor e diferente das demais músicas, mas ela, como ela é, soa forte demais para que alguém não pare e reflita, ou mesmo que não pare o que está fazendo para ouví-la.
Além disso é a mais pesada do disco, um ponto sutil. Inspiradora, com umas passagens modestas de samba-rock que aparecem, mas que não duram.
O álbum é bom, mas não esperem todo aquele humor típico, ou aquela vontade de "matar o presidente", pois mesmo que verbalmente se tenha indignação e protesto, sonoramente existe pouca motivação para fazê-lo.
Só um momento de observação, mas, perceberam que além dessa atmosfera mais reflexiva, 3 das 11 faixas possuem perguntas nos títulos? Pode ser viajem minha, mas pode também não ser...
Baixe também:
- Gabriel o Pensador (1993);
- Ainda É Só o Começo (1995);
- Quebra-Cabeça (1997);
- Nádegas a Declarar (1999);
Site | MySpace | Blog
Tracklist:
- Se Liga Aí
- Até Quando?
- Ãh
- Pega Ladrão!
- Tem Alguém Aí?
- Masturbação Mental
- É pra Rir ou pra Chorar?
- Sem Parar
- Mário
- Brasa
- Sei lá
tudo off