Gênero: Death Metal/Traditional Doom Metal
País: Holanda
Ano: 2009
Comentário: The 11th Hour é uma banda formada em 2008 e com apenas um release na conta, este álbum. A infante banda lançou o disco em 2009 e recebeu críticas controversas sobre seu estilo bem peculiar de misturar guturais e instrumental pesado de Death Metal com passagens cadenciadas e vocais limpos extremamente semelhantes com bandas como
Warning e
Solitude Aeternus, meio épicas e meio emocionantes.
A banda é na realidade uma dupla, de dois músicos 'multi-task' holandeses, o vocalista Roger 'Rogga' Johasson (Paganizer, entre outros) e o multinstrumentista Ed Warby (Ayreon, ex-Gorefest, ex-Orphanage, entre outros). Juntos os dois criam uma sonoridade que, como dito anteriormente, tenta unir um lado melódico do Doom Metal com vocais limpos e passagens acústicas, com guturais pesados e uma levada épica típica do Doom Metal Tradicional. No entanto as críticas negativas do álbum se devem principalmente que apesar de a idéia de ter sido boa, em alguns momentos a banda peca em tentar ser demasiadamente pesada onde poderia ter sido mais melódica, e vice-versa. Nota-se uma certa falta de intimidade com as nuances do estilo, embora em muitos momentos o contraste entre os guturais e limpos consiga emocionar e cativar. E esse é justamente o ponto, a banda poderia ir bem mais longe se mantivesse os trechos onde consegue emocionar, ao invés de derrocar para guturais e instrumentais mais pesados no meio de trechos promissores.
Mas no geral é um ótimo lançamento do estilo nos últimos anos, recomendado a amantes de bandas como
Warning, Saturnus e The Ghost Brigade. E a banda tende a evoluir com os álbuns que espero virem pela frente, pois potencial a banda tem.
Facebook//
ReverbnationTracklist:
1. One Last Smoke 06:44 2. In the Silent Grave 08:22
3. Origins of Mourning 11:13
4. Weep for Me 08:52
5. Atonement 07:44
6. Longing for Oblivion 09:40
LinksMegauploadOutros Links (Multiupload)