Gênero: Sludge/Drone/Doom Metal
País: EUA
Ano: 1998
Comentário: Se você conhece a dupla Stephen O'Malley e Greg Anderson, provavelmente você é um fã do Drone Doom Metal, do Sunn O))) e de outras inúmeras bandas a qual pelo menos um dos membros da dupla faz parte. A primeira banda onde os dois realmente coexistiram como músicos se chama Thorr's Hammer e é uma banda que vale muito a pena dar uma olhada. Só que a banda teve seu fim prematuramente, quando a vocalista norueguesa Runhild Gammelsæter teve que retornar a seu país ao fim do seu intercâmbio - bendito o seja - nos EUA. Das cinzas do Thorr's Hammer surge então o Burning Witch, que incorporava-se na figura de Stephen, Greg e Jamie Sykes na bateria, além dos depois contratados Edgy 59 para o posto de vocalista e G. Stuart Dahlquist para o baixo.
No entanto antes que qualquer coisa pudesse ser lançada pela banda, Greg Anderson dá adeus a mesma para se dedicar ao Goatsnake. Enquanto isso, nas mãos de ninguém menos que Steve Albini, o primeiro EP da banda tomava forma sob o nome de
Towers.... Logo depois Sykes passa as baquetas a B.R.A.D. para o lançamento, ainda no mesmo ano de 1998, de
Rift.Canyon.Dreams, segundo EP do grupo. Ao término deste segundo registro a banda acaba mais uma vez e nesta, em definitivo, em favor dos outros projetos dos membros do grupo. Mas logo depois, pela recém criada gravadora chefiada por Stephen e Greg, a Southen Lord, é lançado
Crippled Lucifer (Seven Psalms For Our Lord Of Light), que é a união dos dois EP's lançados pela banda em um único material.
Com pouco mais de uma hora de duração, o disco que é comumente chamado pelo mais prático e econômico título de
Crippled Lucifer é baseado especialmente no Sludge Metal, ao contrário do Thorr's Hammer que era quase um Funeral Doom hipnótico e mais acelerado. E ser mais caído ao Sludge significa, entre outras coisas, que o vocal de Edgy 59 não pode ser nada menos que berros agudos desesperados tendo como acompanhamento riffs extremamente pesados e cadenciados mas ao mesmo tempo com uma levada bem menos monolítica que o Thorr's, se deixando levar por uma pegada muito mais suingada. E essa vibe pesadamente malemolente se completa com os vocais limpos dandos as caras aqui e acolá. Uma receita perfeita para um bom Sludge Metal ainda com a adição de um peso a mais dado pelas tendências dronísticas das afinações baixas tradicionais de Stephen.
Absurdamente clássico do estilo, especialmente nos seus derivados mais obscuros e pesados. Recomendadíssimo, ouçam.
PS: "Pesadamente malemolente" foi a melhor definição de Sludge Metal que vocês já viram, admitam.MySpaceTracklist:
1.
"Warning Signs"
8:22
2.
"Stillborn"
11:57
3.
"History of Hell"
6:03
4.
"Sacred Predictions"
7:05
5.
"Country Doctor"
10:20
6.
"Tower Place"
5:25
7.
"Sea Hag"
14:18
Links:Mediafire//
Megashares//
Depositfiles
Baixei esses dias, excelente álbum. Stephen O)))Malley é um grande músico de Doom Metal.
Vejo aqui no site muitas bandas boas sendo postadas, pena que a maioria dos links estão fora do ar. :(