Admiração: quem é que nunca gostou tanto de uma produção artística a ponto de sentir vontade de você mesmo tê-la feito? Ou então, aos músicos em começo de carreira, quem é que nunca tocou uma versão de uma música de sua banda favorita?
A cópia nem sempre é feita em tom de homenagem, entretanto. Muitas vezes se baseia em uma música ou obra de arte para fazer chacota do original. No campo das capas de discos, isso acontece bastante também, mais do que imaginamos.
Quer seja com o intuito de prestar tributo, quer seja com a intenção de tirar um belo de um sarro do disco original, apresento, aqui, uma seleção de capas de discos que foram baseadas em outras capas de discos anteriores, mostrando os originais e as cópias.
Portanto, o tema de hoje é: Te Admiro, Te Esculacho, Te Copio.
PS: o banner de hoje foi feito com base no quadro do pintor Salvador Dalí, Self Portrait As Mona Lisa, de 1964, em uma óbvia homenagem à obra de Da Vinci, talvez o quadro mais famoso da história.
#1
O ORIGINAL
Álbum: Elvis Presley - Elvis Presley
Ano: 1956
A CÓPIA
Álbum: The Clash - London Calling
Ano: 1979
Porque está na lista: Apesar de, diferentemente do que você verá nos álbuns abaixo, a cópia não conter todos os elementos da original, já que as fotografias principais são de diferentes tipos, é inegável que o padrão de colocação do nome do álbum, as cores, mais o fator fotografia preto e branco, são claramente inspirados no debut do Rei do Rock. E, vejam só, mesmo sendo Presley um dos artistas mais famosos da história, a capa de London Calling, por sua potente fotografia, acabou ficando mais conhecida do que a primeira, sendo considerada uma das melhores artes de álbum de todos os tempos.
#2
O ORIGINAL
Álbum: The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
Ano: 1967
A CÓPIA
Álbum: The Simpsons - The Yellow Album
Ano: 1998
Porque está na lista: Quando se trata de copiar capas de discos, existem dois enormes clichês: um é se basear em álbuns do Bob Dylan, o outro é fazer o mesmo com os Beatles. Muitos, mas muitos mesmo, o fizeram, a ponto de tornar o tema exaustivo. Uma das adaptações preferidas é a do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, o que até mesmo o Zé Ramalho chegou a fazer. No entanto, essa é a eleita para representar todos aqueles que copiaram os besouros por dois motivos. O primeiro é que eles não se limitaram a espalhar figuras diversas pela capa. Não, longe disso: há um padrão. Perceba como, na original, os Beatles colocam, à sua esquerda, uma imagem deles próprios no início da carreira. Os Simpsons fizeram o mesmo, com a família desenhada pelos precários traços da primeira temporada; no espaço correspondente, o busto de pedra no chão dá lugar à cabeça da estátua de Jebediah Springfield, dentre outras. O segundo motivo é que, porra, são os Simpsons! Esse argumento já bastaria.
Baixar: Original / Cópia
#3
O ORIGINAL
Álbum: Big Black - Songs About Fucking
Ano: 1987
A CÓPIA
Álbum: Kid606 - Songs About Fucking Steve Albini
Ano: 2010
Porque está na lista: Um atrativo bastante eficaz para que uma capa seja interessante é a simetria entre o nome do álbum e a imagem ali demonstrada. A simplicidade com que o Big Black fez os dois combinarem beira à genialidade. Porque escolhemos está cópia? Simplesmente porque Steve Albini, o cara a ser comido ao som de Kid606, era o vocalista do Big Black à época do lançamento do álbum copiado, e é uma caricatura dele que substitui a moça orgasmática do original. Uma fina ironia.
Baixar: Original / Cópia
#4
O ORIGINAL
Álbum: Bad Religion - Suffer
Ano: 1988
A CÓPIA
Álbum: Nofx - Surfer [EP]
Ano: 2001
Porque está na lista: Primeiramente, trata-se de uma dupla de monstros do Punk Rock e do Hardcore mundial. Além disso, nunca vi tanta congruência numa cópia: da perspectiva da figura ao rapaz em chamas, passando pela roupa do pequeno até a fonte dos escritos e, principalmente, o nome dos discos, tudo se alinha de modo perfeito e hilário. Você não está satisfeito? Tem mais um pequeno motivo. Manja Inception, um sonho dentro de um sonho? No bônus abaixo você tem uma cópia de uma cópia. Saca só.
A CÓPIA - BÔNUS
Álbum: Stolen Youth - Smurfer [EP]
Ano: 2003
Porque está na lista: Precisa mesmo explicar? Isso é demais! Perdão pela parca qualidade, mas isso é algo raro. E não poderia ficar de fora. Sem mais palavras.
Baixar: Original / Cópia / Cópia Bônus
#5
O ORIGINAL
Álbum: Death From Above 1979 - You're a Woman, I'm a Machine
Ano: 2004
A CÓPIA
Álbum: U.D.R. - Bolinando Straños
Ano: 2008
Porque está na lista: A U.D.R., além de fornecer um dos posts mais polêmicos da história desse blog, também nos brindou com uma das maiores sacadas no quesito copiar arte de capa. Eu fico imaginando os membros do grupo conversando: "Pô, a capa desse álbum dessas bicha indie aqui é tão idiota... essa tromba parece um pinto", ao que o outro retruca: "porque compararmos essas trombas a um pinto quando podemos fazê-las VIRAREM um pinto." E a mágica aconteceu.
Baixar: Original / Cópia











Fodástico... detalhe que nenhum "tributo" ficou melhor que o original, não os que já escutei. Além do mais, estou tentado a acreditar que o melhor disco da lista seja o London Calling empatado com o do Elvis...
Eu tenho um carinho enorme pelo Suffer, que é do ano que eu nasci e, talvez, o melhor do Bad Religion, mas London Calling, musicalmente, com certeza é o melhor da lista. Agora, com relação somente à capa, gosto mais do Suffer.
Ri muito dessa do Suffer/Surfer... Genial demais!
http://i41.tinypic.com/2vbsrh0.jpg tenho minha versão tambem do DFA