País: Estados Unidos
Ano: 2013
Comentário: Tyler, the Creator, e seu OFWGKTA trouxeram de volta à tona, no mundo do Hip Hop, uma fórmula que, de certo modo, andava esquecida: a dos coletivos. Desde o lendário Wu-Tang Clan que um agrupado de rappers não fazia tanto barulho conjunto - que fique bem claro aqui que não há comparação entre os dois grupos, nem no quesito qualidade, nem no quesito relevância; mas, na história mais contemporânea do Hip Hop, nenhum coletivo obteve tanto sucesso quando o Odd Future.
Talvez impulsionados por esse sucesso repentino, coletivos pipocaram aqui e ali. O Black Hippy, por exemplo, acabou não chamando muita atenção como grupo, mas alavancou a carreira de seus quatro membros: Jay Rock, Ab-Soul, Schoolboy Q e, principalmente, Kendrick Lamar. Essa tendência, entretanto, não se limitou ao crescimento dos coletivos mas, por meio deles, acabou influenciando na criação de todo um movimento. Diria Regina Casé que o movimento Beast Coast, nesse ano, vem que vem que vem com tudo.
Trata-se de um movimentação recente - tão recente que, até pouquíssimo tempo, a busca por "beast coast" no google resultava em "Did you mean: Best Coast", em referência à banda de Indie Pop de Bethany Cosentino. O evidente trocadilho com a costa leste americana foi cunhada por Joey Bada$$, membro do coletivo Pro-Era, o principal precursor do assunto aqui tratado, e nada mais é do que um influxo de novos artistas surgindo e exaltando a grande Nova York. A$AP Mob, liderado pelo seu, agora do mainstream, A$AP Rocky, é outro dos principais representantes desta manifestação.
Embora não tenha sido o "pai da criança", o duo The Underachievers embarcou na onda e chamou tanto a atenção por sua qualidade que acabou cavando um contrato com a Brainfreeder, gravadora de ninguém menos que Flying Lotus. A mixtape Indigoism, liberada para download gratuito, surpreendeu por sua enorme qualidade em todos os principais pontos do Rap: flow, rimas, produção, dentre outros tantos ótimos trunfos desse trabalho.
Eu sei que eu citei o A$AP Mob lá em cima, que lançou mixtape no ano passado, mas não se assustem: embora embalados pelo mesmo movimento, as letras dos dois grupos não se assemelham em nada. Em oposição à superficialidade e pobreza de vocabulário deste, os membros do The Underachievers se mostram ótimos compositores, bastante versáteis inclusive. Em suma: sua técnica é assombrosa se comparada ao descompromisso de alguns de seus pares.
As habilidades de MC remontam, inclusive, a alguns grupos dos anos noventa, como o Organized Konfuzion, de onde saiu Pharoahe Monch, ou o Goodie Mob, o qual impulsionou a carreira Cee-lo, em seu início. A construção de influências deu um ótimo resultado, principalmente por não soar "mais do mesmo", pela mistura de tudo, ainda bem temperada pelo toque de originalidade que a perspicácia do duo lhes permite. Tem gente se empolgando, até, tachando-os de "o novo Outkast". Se a alta expectativa corresponde à realidade, só o tempo dirá, mas uma coisa é clara: Indigoism é, de fato, um ótimo começo, que promete muito. Esperamos que se cumpra.
(LastFM)
Tracklist:
- "Philanthropist"
- "Revelations"
- "So Develish"
- "Sun Through the Rain"
- "Maxing Out"
- "Herb Shuttles"
- "T.A.D.E.D."
- "New New York"
- "Land of Lords"
- "6th Sense"
- "My Prism"
- "Gold Soul Theory"
- "Potion Number 25"
- "The Mahdi"
- "Leopard Shepard"
- "Root of All Evil"
- "Play Your Part"
O Download pode ser feito ali embaixo, no próprio embed do DatPiff.com
melhor post, ótimo texto. essa mixtape é uma das melhores coisas que ouvi esse ano.
Oi, qal seu email? ainda tenho aquela melissa disponivel sim!!
abraços