País: E.U.A.
Ano: 1999
Comentário: Sim, estou vivo!
Hiatos produtivos e falta de tempo à parte, como não participei da Playlist do Porco - Fim do Mundo, volto à 1999, quando um grande alvoroço se criou quanto ao ano 2000 e a suposta mudança de século... Que, a propósito, só viria a acontecer no ano seguinte.
Mas, quem se importa com um pequeno errinho de cálculos como esse? Afinal, o importante era que se criasse outra teoria conspiratória; e, ironicamente, por falta de uma, criaram-se duas: a errata sobre a mudança do século e, é claro, a correção em que o Julgamento Final realmente viria em 2001.
Justamente contextuado nisso, Shades Apart, uma das bandas promissoras desse gênero, abre seu sétimo disco com (mais) uma ótima canção à esse tema.
Edge of the Century protagoniza bem o que mais se pode destacar desse álbum: os riffs característico do melodic hardcore, intercalados outrora por riffs à la ska punk; o vocal; mas, principalmente, o genial backing vocal que da toda a graça desse trabalho.
Também característico do gênero, não poderiam faltar letras apaixonadas e faixas dedicadas à ex-namoradas (ou afins); como é o caso da excelente Sputnik (Watch Over You); e das também "agradáveis" One Starry Night e Gabrielle. Na verdade, acho que todas as faixas são conceituadas em dor de cotovelo.
O álbum cumpre muito bem sua proposta; cumpre melhor ainda o importante papel de: Disco à Ser Cantado No Ônibus™ --não me entendam mal, não foi voluntário.
Infelizmente
Tracklist:
1. "Edge of the Century" - 3:22
2. "Sputnik (Watch Over You)" - 3:12
3. "Stranger by the Day" - 4:01
4. "Valentine" - 4:02
5. "100 Days" - 3:46
6. "Chasing Daydreams" - 4:27
7. "Know-It-All" - 3:40
8. "Time Machine" - 4:11
9. "Second Chances" - 3:28
10. "One Starry Night" - 3:43
11. "Gabrielle" - 4:19
12. "Speed of Light" - 4:23